domingo, 23 de julho de 2017

PLATAFORMA FIG. FOMENTO AOS ARTISTAS DO BRASIL



            Um encontro inédito e voltado ao fomento de novos negócios na música fará parte da programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns. Nos dias 26 e 27 de julho, será realizada a Plataforma FIG, evento que busca reunir através de debates e speed meetings (encontros de até 5 minutos) importantes nomes do empreendedorismo do segmento musical no Brasil, desde realizadores de festivais consagrados, como o Rock In Rio, até gravadoras e distribuidoras físicas ou digitais. A inscrição pode ser feita por e-mail e é aberta para bandas e produtores culturais interessados.

           De acordo com Andreza Portella, coordenadora de Música da Secretaria de Cultura de Pernambuco e uma das realizadoras da ação, a Plataforma FIG será um grande momento para os artistas locais conhecerem mais sobre o mercado. “Este encontro tem a proposta de criar um diálogo entre os realizadores, gravadoras, distribuidoras e artistas, tanto os que participam desta edição do FIG como os que estão nas festas alternativas ou até mesmo curtindo o festival. Vai ser uma oportunidade muito rica para troca de ideias e surgimento de novos negócios na música”, ressalta.




             Com curadoria e produção de Priscila Melo e Heloísa Aidar, a programação conta com três mesas de debates, apresentação de uma startup e um rodada de conversas com os realizadores de vários festivais.“Destacando o papel de alguns eventos de Pernambuco no fortalecimento da cadeia produtiva da música do estado, a mesa A importância dos festivais pernambucanos na cena independente da música nacional apresenta no dia 26 de julho um panorama da produção local, com participação de Melina Hickson (Porto Musical) na mediação, além de Paulo André (Abril Pró Rock), Gutie (Rec Beat) e Jarmeson Lima (Coquetel Molotov)”, explica a coordenadora de Música da Secult-PE.

A apresentação da startup Musicle, que participa do Programa de Incubação do Armazém da Criatividade, subsidiária do Porto Digital em Caruaru, encerra a programação do dia 26. A iniciativa promove uma plataforma online que conectará bandas e contratantes, sejam eles produtores de evento, noivos, donos de bares e empresas interessadas em realizar festas ou confraternizações.
No dia 27, a mesa Chegamos no digital, consumindo mais vinil inicia os debates com uma discussão sobre o consumo de música, com a participação de importantes gravadoras e distribuidoras do país”, destaca Andreza. Mediado por Rafael Cortes (Assustados Discos), o debate terá a presença de Heloisa Aidar (Pommelo, Brisa), Fábio Silveira (Alfafonte) e Pablo Rocha (Noize Record Club).
Já p encontro Circuito de festivais, como fazer parte? busca trazer uma discussão sobre os principais festivais nacionais, como o Rock In Rio, Bananada e Maloca Dragão. O encontro terá mediação de Fabrício Nobre (Bananada), além das presenças de Paola Wescher (Popload), Zé Ricardo (Rock in Rio) e Márcio Caetano (Maloca Dragão).
O evento encerra com speed meetings com diversos produtores nacionais, nomes como Fernando Zugno (Festival POA em Cena – POA), Antônio Amaral (Revista Rolling Stones), Eduardo Porto (Festival Contato), Renata Simões (Jornalista) e um representante do SESC.
Inscrições para os Speed Meetings – Para participar dos encontros rápidos, os interessados devem se inscrever até a próxima segunda (24) através do e-mail plataformafig@gmail.com, enviando fotos, release e link do áudio. Os selecionados deverão ter participado de, pelo menos, uma mesa de debate. Serão selecionados até 20 artistas ou bandas.


Serviço

Plataforma FIG

26 a 27 de julho

Garanhuns Palace Hotel (Av. Rui Barbosa, 626, Heliópolis)
Gratuito | Inscrições para o Speed Meeting pelo e-mail plataformafig@gmail.com até o dia 24 de julho


PROGRAMAÇÃO 

26 de julho

14h às 15h30

Mesa “A importância dos festivais Pernambucanos na cena independente da música nacional”

Mediação: Melina Hickson (Porto Musical)

Paulo André (Abril Pro Rock)
Gutie (Rec Beat)
Jarmeson Lima (Coquetel Molotov)

16h às 17h30

Apresentação da startup Musicle (parceria com o Portomídia)

27 de julho

11h às 12h30

Mesa “Circuito de festivais, como fazer parte”

Mediação: Fabricio Nobre (Bananada – GO)

Convidados:

– Paola Wescher (Popload – SP)
– Zé Ricardo (Rock in Rio)
– Márcio Caetano (Dragão do Mar-CE)


14h às 15h30

Mesa “Chegamos no digital, consumindo mais vinil”

Mediação: Rafael Cortes (Assustados Discos)

Convidados:

- Heloisa Aida
r Pripas (Pommelo, Brisa) | Distribuição física e edição
- Fábio Silveira (Alfafonte) | Distribuição digital
- Pablo Rocha (Noize Record Club)


16h às 18h

Speed Meetings

Com: Fernando Zugno (Festival POA em Cena – POA) | Antônio Amaral (Revista Rolling Stones) | Eduardo Porto (Festival Contato) | Renata Simões (Jornalista) | Representante do SESC