sexta-feira, 8 de setembro de 2017

SETE DE SETEMBRO EM GARANHUNS FOI MARCADO PELA EMOÇÃO

           



     


          O Dia da Independência, em Garanhuns, começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e da nossa querida Garanhuns. Em seguida, a revista das tropas foi executada com muita elegância, dando início ao desfile cívico mais lindo que já vivenciamos, com abertura impecável da Orquestra Manoel Rabelo.





       Em seguida, as entidades Lions Clube de Garanhuns e AABB Comunidade e Lojas Maçônicas, abrilhantaram a ocasião. A primeira escola a desfilar foi a municipal General Sampaio, entre mais de 40 entidades que fizeram parte das apresentações. 


           Durante toda a manhã,  a Secretaria de Educação levou às ruas escolas municipais com alunos da rede de ensino. Ainda fizeram parte dos desfiles de Sete de Setembro escolas estaduais e privadas, Lojas Maçônicas de Garanhuns, AABB Comunidade, Polícia Rodoviária Federal, 71° Batalhão de Infantaria Motorizado e 9º Batalhão da Polícia Militar, entre outros. Entre os temas abordados estiveram preservação da natureza, cultura e literatura, contos infantis e combate à violência. 



Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 8 mil pessoas foram prestigiar o evento.


      A frota municipal, formada por máquinas, ambulâncias, ônibus e carros pequenos, que fazem parte da frota do Governo Municipal também foram apresentados durante o desfile que foi finalizado pelo grande pelotão do GRITO DOS EXCLUÍDOS que tem como objetivo VALORIZAR a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, construindo ações a fim de fortalecer e mobilizar a classe trabalhadora nas lutas populares. Denunciar a estrutura opressiva e excludente da sociedade e do sistema neoliberal que nega a vida e quer nos impedir de sonhar.


        Diversas autoridades de Garanhuns marcaram presença no momento. O gestor do Governo Municipal, Izaías Régis, prestigiou a solenidade.



 Em registro feito pela prefeitura de Garanhuns temos a seguinte descrição do evento: “O que vimos hoje foi uma bela demonstração de patriotismo em Garanhuns. As pessoas foram para as ruas, participaram dos desfiles ativamente, mais de 40 entidades desfilaram, várias instituições, como o Lions Clube, que nunca havia desfilado, estiveram presentes. Ficamos realmente emocionados com toda a demonstração de carinho pela pátria e por Garanhuns, que nós vimos hoje nas ruas de nossa cidade. Eu parabenizo a equipe da nossa Secretaria de Educação e todas as demais Secretarias envolvidas que trabalharam e organizaram mais um belo desfile de 7 de Setembro na nossa gestão”, enfatizou o prefeito.

            

           DESFILE EM SÃO PEDRO – À tarde, foi a vez do distrito de São Pedro comemorar o 7 de Setembro. Por volta das 15h, a Orquestra Manoel Rabelo também iniciou os desfiles em homenagem ao Dia da Independência, seguida pela banda da Escola Municipal Professora Gabriela Mistral. Foram sete bandas e escolas municipais de comunidades próximas ao Distrito que participaram do evento, dentre elas, as escolas Antônio Adeildo Ferreira,  Maria Aurineide Martins Acioli e as bandas das escolas Tarcísio Falcão e Miguel Arraes de Alencar.

           A Escola Abílio Camilo Valença, do Sítio Papa Terra, homenageou grandes escritores da literatura brasileira. A última instituição a se apresentar foi Escola José Ferreira Sobrinho e fechou com chave de ouro, comemorando seus 35 anos de criação e serviço à comunidade do distrito de São Pedro.

A estudante, Mariana Silva, de 12 anos de idade, estreou nos desfiles cívicos este ano e se mostrou animada. “Foi minha primeira vez e estou muito feliz em representar minha escola. Espero participar mais vezes”, afirmou.

           PARCERIAS - Além da Secretaria de Educação, outros orgãos apoiaram a solenidade. As secretarias de Comunicação Social; Serviços Públicos e Obras; Turismo e Cultura e Saúde; a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT); o Conselho Tutelar; o 71º BI Mtz; o 9º Bpm; Corpo de Bombeiros; a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM); as escolas particulares de Garanhuns e o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram parceiros do evento.



Texto e fotos: Daniela Batista e Gabriela Ramos - SECOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.