segunda-feira, 9 de outubro de 2017

ANIVERSÁRIO DE 117 ANOS DO COLÉGIO PRESBITERIANO QUINZE DE NOVEMBRO

             

         
           A proposta de ensino do Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro, em seus 117 anos, continua sendo de defender o conhecimento e a aprendizagem  amparando-se na construção de estratégias didáticas multifacetadas, onde se busca diversas formas de intervenções pedagógicas, que levem em consideração os conhecimentos que o aluno traz para a sala de aula e os insere em sua comunidade.



                  São 117 anos de louvor, amor e realizações de um gigante que resiste ao tempo abraçando  as gerações que por aqui passaram, e as que ainda passarão. Salve o Evangélico Quinze de Novembro!
Salve o Presbiteriano Quinze de Novembro! Salve o Americano Quinze de Novembro! Salve, Salve.

História!

                 Antes dos idos de 1900, um casal de missionários Norte-americanos aportou em Pernambuco, trazendo a mensagem salvadora do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, como muitos outros que, a partir do grande pioneiro Anshbel Green Simoton, ao Brasil viriam com essa finalidade, desde o século anterior. Chamavam-se William e Rena Butler.


            Cedo reconheceram a necessidade de, além do trabalho missionário que vieram fazer, dar instrução a um grupo de moços que haviam conhecido e aceitado o Evangelho da graça de Cristo. Aspiravam estudar para o Ministério nesta aprezivel e cativante cidade de Garanhuns. O casal resolveu ministrar ao grupo lições de diversas disciplinas, acalentados pelo sonho de vê-los educados e prontos para a vida.

         Se, por um lado havia sonho e trabalho do médico Dr. William Butler, pastor dedicado, pregador entusiasta da Palavra, por outro, os jovens, desejosos de adestrarem cultural e espirituosamente suas vidas, correspondiam em todos os aspectos às expectativas e ansiedades do casal. William e Rena prosseguiram o ideal com alegria, permeada de incertezas. Fundar uma escola a partir destas ações foi a bendita centelha aparentemente inexpressiva que viria a medrar e a brilhar, pela graça de Deus, nos corações daqueles primeiros abnegados servos, dedicado no trabalho do Ministério da Pregação e do Magistério. Parecia até inacreditável aos olhos de muitos, um estrangeiro lançar-se a tão ingente empreitada.


           O idealismo do Dr. William Butler, secundado pela compreensão de sua esposa, D. Rena, provaram-no através destas histórias, bem ao contrário do que pensavam os indiferentes.

           A benfaseja somente da instrução havia sido lançada para uma próspera colheita no porvir. Mas ninguém trabalha só na obra do Senhor. E Deus tinha preparado outros companheiros que cedo viriam ajudar o Dr. Butler no seu ideal. O sonho dele logo veio a ser alimentado com o convite feito - e aceito - ao Reverendo Martinho de Oliveira para ajudar e continuar aquela senda: levar o ensino educacional, com a marca do Evangelho, que já desabrochava vigorosamente em Garanhuns. A motivação inicial de fundar uma escola organizada permanecia na mente dos rapazes e moças que estudavam ainda com o casal Bluter. Precisavam ter agora orientação pedagógica para os filhos dos evangélicos da Cidade, que já eram numerosos.


             Ainda na primeira década deste século, os Bluter foram para Canhotinho e fundaram naquela cidade um hospital. Em Garanhuns, com o Reverendo Martinho de Oliveira, continuaram todos os trabalhos. A escola já funcionava a pleno vapor. Abria as suas portas a tantos quantos solicitassem. Não fazia restrições de pessoas, nem de elasses. O ensino era para todos, independente do credo religioso. Com o novo século, surgia em Garanhuns uma nova época. Um novo limiar do ensino e da educação. O embrião do Colégio Quinze estava pronto para medrar. Vários outros professores se aproximavam do entusiasmo do reverendo Martinho de Oliveira, dando a sua vida com denodado sacrifício por ter, ali em Garanhuns, um fecundo estabelecimento de ensino, para servir a DEUS, à Pátria e a Garanhuns.

Texto extraído do livro Colégio QUINZE, 100 anos servindo a Deus, à Pátria e a Garanhuns (URBANO VITALINO e MARCILO REINAUX, 15 DE NOVEMBRO DE 1999)



            Atualmente a Presidência da Associação dos Ex-alunos do Colégio Quinze de Novembro está sob organização da competente Cirlene Leite, jornalista e pessoa mais capacitada para manter viva a tradição do centenário Nobre Colégio amado.

P R O G R A M A Ç Ã O - 117 A N O S

29/10/2017 – Domingo

9h30 – Culto na Igreja Presbiteriana da Boa Vista
Avenida Conde da Boa Vista – Centro - Recife
Pregador: Reverendo Luiz de Souza (Souzinha)
12h - Almoço de Confraternização
Restaurante Skyllus – Ilha do Leite – Recife

10/11/2017 – Sexta-feira

10h - Culto Oficial Alunos e Ex-alunos
Salão Nobre co Colégio XV
19h – Programação interna do Colégio (alunos)
20h - Festa de Abertura do Natal Luz de Garanhuns
Palco Prefeitura de Garanhuns – Av. Santo Antonio

11/11/2017 - Sábado
8h - Hasteamento da Bandeira
10h - Eleição: Nova Diretoria da Associação dos Ex-alunos
12h – Almoço/Encontro de Ex-alunos (Refeitório do Colégio)
20h - Seresta dos Ex-alunos com Zé Milton; Eliezer Menezes
e outros. (Salão Nobre)
21h – Corte do Bolo dos 117 Anos do Colégio XV

12/11/2017 – Domingo

9h30 – Culto na Igreja Presbiteriana (livre escolha)
12h30 – Almoço de Despedidas – Restaurante O Relojoeiro


Cirlene Leite

Presidente da Associação dos Ex-alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.