segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CARTILHA DO USUÁRIO É LANÇADA NA 11ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

            


      Pré-lançamento da Cartilha dos Usuários foi realizada ontem (7/12) durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social. A vice-Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, Rosângela Santos, juntamente com o Presidente do CNAS, Fábio Bruni, anunciou a Cartilha que foi pensada para os Usuários da Assistência Social reafirmando os seus direitos. A cartilha foi ilustrada pelo cartunista Ziraldo.

          O material foi construído a partir do I Encontro Nacional dos Usuários do Sistema único da Assistência Social realizada em abril de 2017 e a Resolução do CNAS nª 11/2015 que especifica quem são os Usuários. “No Encontro Nacional dos Usuários nos decidimos que era necessário uma cartilha e discutimos sobre o conteúdo dela lá”. Afirmou a vice- presidente do CNAS e representante da Sociedade Civil, Rosângela Santos.


O pré-lançamento da Cartilha é um marco, porque ela traz elementos de empoderamento para os Usuários. Lançar ela em uma Conferência com 24 anos da LOAS é incrível. ” Continuou Rosângela Santos.

           De forma sucinta a cartilha traduz os programas socioassistenciais e como esses programas podem ser adquiridos, além de falar quais são e como funcionam os equipamentos da Assistência Social, como o Centro de Referencia Especializada da Assistência Social – CREAS e Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS, que ficam localizados em todo território nacional para anteder os Usuários da Assistência Social.

       A cartilha também fala sobre os Conselhos de Assistência Social que exercem o controle social no SUAS. Local de participação social, inclusive com percentual de integrantes  do segmento de usuários que compõe o Conselho, garantida na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8742/1993).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.