sábado, 1 de maio de 2010

18 ANOS SEM O LIDER ZÉ CARDOSO




José Cardoso nasceu em Garanhuns , em 24/10/1927 , teve uma infância humilde mas sempre pautada na honradez e valores que sempre fizeram dele um exemplo de homem público. Antes de ingressar na política foi radialista, em 1950, na ZYK 23 ( na antiga rádio Difusora de Garanhuns), com o programa "Desfile das Cinco". Um ano depois de sua estréia como locutor, começa a sua trajetória política com o mesmo brilho , foi vereador por dois mandatos, sendo o vereador mais votado do interior de Pernambuco , nas eleições de 1959. A sua trajetória política alcançou voos mais altos, foi deputado duas vezes em mandatos distintos. O primeiro mandato em 1963 a 1964, época em que seus direitos políticos foram cassados. Seus sonhos políticos não acabaram com a ditadura. Com anistia em 1979 JOSÉ CARDOSO volta para a sua grande paixão, a política e as causas sociais . Em 1987, assume o mandato de Deputado Estadual.

Na época, foi vice-líder do PDT, na Assembléia. Foi Constituinte em 1989. Em 30/04/1992, Garanhuns perdia seu maior líder popular, às vésperas de uma eleição para prefeito, Zé Cardoso liderava as pesquisas, era vez e a hora do povo.

Recebeu várias homenagens: Rodovia Dep. José Cardoso da Silva, PE 177 , que liga Garanhuns à Quipapá (homenagem do Dep. Marco Antônio Dourado); Centro de Abastecimento de Garanhuns , CEAGA , homenagem do Vereador Paulo Francisco Gomes , há 18 anos e a placa informativa nunca foi colocada no referido local ; Rua Jose Cardoso da Silva, no Parque Fênix, homenagem dos moradores do bairro. A Câmara Municipal de Garanhuns, através do seu Presidente Sivaldo Albino, denomina de Radialista José Cardoso da Silva, a Sala de Assessoria de Imprensa e das Comissões Permanentes da Câmara. Foi casado com a primeira mulher eleita vereadora da história política de Garanhuns, MARGARIDA CARDOSO.

Fonte: Lúcio Cardoso ( Filho de José Cardoso)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.