quarta-feira, 28 de julho de 2010

CHOQUE DOS SÉCULOS EM CAETÉS




Em 23 de julho, os séculos 20 e 21 se chocaram no lançamento do programa "Um computador por aluno", em Caetés (PE), a cidade natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paus-de-arara semelhantes aos usados pelo jovem Lula, na migração para São Paulo em 1952, ainda levam as crianças às escolas no município escolhido para sediar o projeto-piloto de entrega de 150 mil computadores em 300 escolas brasileiras.


Enquanto o presidente da República e o ministro da Educação, Fernando Haddad, celebravam a transferência dos primeiros 20 notebooks a crianças de quatro escolas caeteenses, um pau-de-arara conduzia crianças no centro da cidade do agreste pernambucano. Cadernos nas mãos, sentadas em bancos de madeira e expostas aos solavancos, elas ofereciam uma contradição à modernidade trazida pelo governo federal. Pintado na carroceria: "Escolar".


O prefeito de Caetés, Aércio José Noronha (PSB), conversou com Lula e Haddad sobre a compra de sete microônibus. "Fizemos o pedido, a entrega está prevista para julho ou agosto. A prefeitura não tem condições de colocar outros carros pra enfrentar as estradas na zona rural", diz Noronha.


Quarenta paus-de-arara realizam o transporte de estudantes na cidade. Atualmente, há 47 grupos escolares - sete na zona urbana, 40 na rural. "Com os sete ônibus, vamos fazer o remanejo, pra diminuir um pouco o sofrimento dos estudantes. Quando está chovendo, molha os cadernos", relata o prefeito. "Não temos verba pra isso. Sentei com o presidente e o ministro. Eles se interessaram".


Lula nasceu em Caetés quando o município era um distrito de Garanhuns (PE). Com Dona Lindu e irmãos, viajou por treze dias num pau-de-arara até Guarujá (SP). Em 2006, a cidadezinha de Caetés, de 26.386 habitantes, deu 9.228 votos ao líder petista, contra 1.083 votos de Geraldo Alckmin (PSDB).


"Ele é uma potência. Me disse que voltará a Caetés assim que deixar o governo", contou José Cazuza Ferreira de Melo, depois de encontrar o primo-presidente. Uma faixa saudava o "filho ilustre" na avenida Luiz Pereira Júnior: "Lula é o cara do Brasil. Caetés é a cara de Lula".


Num discurso em Garanhuns, na noite de 23 de julho, Lula voltou a lembrar da "triste partida" em 1952: "Mesmo alguém que foi pau-de-arara não tem vergonha de ser o primeiro pau-de-arara presidente do Brasil". 


Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.