domingo, 18 de julho de 2010

EXPOSIÇÂO RECICLA PRODUTORES DO SERTÃO

Do Jornal do Commercio

 

As atenções do sertanejo estarão voltadas entre os dias 29 e 31 deste mês para o mundo da caprinovinocultura, durante a 4ª Exposição e Feira Especializada em Caprinos e Ovinos (Expocapri) que vai acontecer no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, em Salgueiro, Sertão Central, visando impulsionar a cadeia produtiva do setor em toda região.
Mais uma vez, a feira estará voltada especialmente para o fomento da agricultura familiar, devendo atrair criadores de várias outras cidades vizinhas a exemplo de Parnamirim, Serrita, Mirandiba e Verdejante.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, em parceria com o Sebrae e Embrapa Semi-Árido, a feira contará com estandes de produtos e serviços, torneio leiteiro, concurso de peso, julgamento de raças, práticas de campo e ciclo de palestras a partir de temas como alimentação, fitoterapia, manejo geral e reprodutivo. Instalações práticas de baixo custo para criação de caprinos e ovinos estão entre as novidades deste ano.

Segundo os organizadores, a expectativa é de que mais de 400 produtores participem do evento. “Esperamos movimentar negócios da ordem de R$ 500 mil. Já os visitantes poderão apreciar animais de várias raças”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Nilton Cavalcanti.

Pelo menos quinze empresas fornecedoras de equipamentos, insumos e serviços para a atividade agropecuária estarão demonstrando seus produtos.

Um dos entusiastas da Expocapri é o produtor rural e artesão Irineu Barbosa, morador da comunidade da Cacimbinha, que enxerga várias alternativas quando se trabalha em favor da agricultura familiar. “É necessário que se invista continuadamente nessa área porque a cada ano cresce o número de famílias envolvidas, desde que se abra espaço para que os produtores continuem se atualizando com as novas tecnologias”, avalia Irineu. Segundo ele, “quem adquire novos conhecimentos e adota em sua propriedade, com certeza melhora sua produção”.

Na edição passada da Expocapri, nasceu a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Salgueiro, entidade que trabalha para acompanhar e impulsionar a organização da cadeia produtiva da capriovinocultura regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.