terça-feira, 27 de julho de 2010

FUNDAJ ABRE SEMANA DE VIDEOARTE 2010

Por Mônica Melo
Repórter de Programa
  
Envolvida, desde o início dos anos 2000, em ações focadas na difusão, reflexão e criação da produção de arte em vídeo, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza, de hoje até a próxima quinta-feira, a segunda edição da Semana de Videoarte. O evento prevê realização de exposições assinadas por nomes de peso no gênero, participação de artistas locais, além da apresentação de novos entusiastas da manifestação artística.
Dando a largada às atividades, o Cinema da Fundação, no Derby, recebe o lançamento dos trabalhos vencedores da edição 2009 do Concurso de Videoarte promovido pela instituição. Trata-se do vídeo “Pacífico”, de Jonathas de Andrade, e da obra “Olho furado com fala”, de Alexandre Veras. A Fundaj reservou espaço, na sequência, para exibição de exemplares inéditos, assinados por artistas de Pernambuco. “Muitos artistas locais produzem videoarte para eventos específicos, como bienais, e o público pernambucano fica sem acesso aos trabalhos. Daí a importância da presença deles para divulgar seus trabalhos recentes”, pondera Sílvia Barreto, coordenadora de artes plásticas da Fundação.
Entre os convidados, Rodrigo Braga vai exibir o vídeo “Casulo”, resultado de sua residência artística na Bélgica, e Cristiano Lenhardt apresenta o seu “Solenidade de hasteamento da bandeira Ao Vivo”. Na programação de amanhã, o artista Cao Guimarães exibe seu vídeo “Sin Peso” na Galeria Vicente do Rego Monteiro, na Fundaj Derby. No trabalho, Cao explora a plasticidade resultante das sobreposições de lonas montadas em um mercado mexicano. O espaço recebe, também, a obra “Gringo”, do artista belga-mexicano Francis Alÿs. Entre as atividades da Semana de Videoarte 2010, é destaque a participação da artista Brígida Baltar.
Na próxima quinta-feira, ela monta, na Galeria Massangana, na Fundaj Casa Forte, instalação com os vídeos da série “Coletas”, trabalho no qual Brígida constrói um ambiente onírico no esforço de capturar elementos, a priori, inapreensíveis, como a neblina, o orvalho e a maresia. Além de apresentar, na Galeria Baobá, a instalação “Um céu entre paredes”, que inclui desenhos feitos com pó de tijolo, coletado em sua própria casa. Já Solange Farkas, que desenvolve trabalho de mapeamento da produção de videoarte no País, participa de conferência ao lado da dupla Maurício Dias e Walter Riedweg. Os artistas são responsáveis por projetos que, no geral, registram a interação de grupos populacionais de origens diversas.
 

ACERVO
Desde 2003, a Fundação Joaquim Nabuco mantém rico acervo de videoarte, que inclui obras de pioneiros nessa manifestação artística, além de exemplares representativos da produção recente. A coleção de videoarte internacional é formada por 125 títulos de 29 artistas. Há trabalhos de Nam June Paik, Bruce Nauman, Gordon Matta-Clarck e Vito Acconci.  Entre os brasileiros, destacam-se as obras de Letícia Parente e Paulo Bruscky.
Visitação à coleção da Sala Cristina Tavares, na Fundaj Derby, pode ser agendada pelo 3073.6682.

Programação

HOJE

19h - Lançamento de “Pacífico”, de Jonathas de Andrade, e “Olho furado com fala”, de Alexandre Veras - Cinema da Fundação
Exibição de vídeos inéditos de artistas locais


AMANHÃ

18h30 - Abertura da exposição de Cao Guimarães e Francis Alÿs, na Galeria Vicente do Rego Monteiro
19h - Mesa-redonda com Brígida Baltar e Cao Guimarães, na sala Aloísio Magalhães
QUARTA
18h- Exibição do documentário “Mau Wal”, sobre obra dos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg, na Sala João Cardoso Ayres
19h - Mesa-redonda com Solange Farkas, Maurício Dias e Walter Riedweg, na Sala Aloísio Magalhães

QUINTA

19h - Abertura das exposições de Brígida Baltar, nas Galerias Massangana e Baobá


Serviço
 

Segunda Semana de Videoarte

Fundaj - rua Henrique Dias, 609, Derby / Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
De hoje a 29 de julho
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.