domingo, 18 de julho de 2010

TUFÃO "CONSON" DEIXA DEZENAS DE DESAPARECIDOS NO VIETNÃ



Agência EFE    
Hanói - Após deixar pelo menos 70 mortos nas Filipinas e na ilha chinesa de Hainan, o tufão "Conson", o primeiro do ano, já deixou dezenas de desaparecidos no Vietnã, informaram neste domingo fontes oficiais e a imprensa local.
Três navios da Marinha vietnamita chegaram às ilhas Paracel em busca de seis pescadores que desapareceram quando suas embarcações procuravam refúgio neste arquipélago do Mar da China Meridional, indicou a rádio estatal "Voice of Vietnam".
As autoridades do país buscam também um homem cujo barco naufragou na turística baía de Halong e uma mulher que foi atingida pelas ondas enquanto nadava no mar da província de Thanh Hoa.
Já na província de Quang Ninh, uma criança se afogou quando o bote em que estava virou, segundo um jornal eletrônico local.
Cerca de 3,5 mil soldados foram mobilizados no norte do país para evacuar milhares de pessoas do litoral e de regiões montanhosas do interior diante do risco de enchentes e deslizamentos de terra, informou "Voice of Vietnam".
Nas Filipinas, os serviços de resgate resgataram os corpos de três pescadores, que elevam o total de mortos no país para 68, enquanto permanecem desaparecidas outras 84 pessoas, informou o Conselho Nacional de Coordenação de Desastres.
Outras duas pessoas morreram na ilha de Hainan esmagadas por painéis derrubados pelo vento.
"Conson", que atingiu o litoral vietnamita na noite de sábado, se transformou neste domingo em tempestade tropical, segundo os serviços de meteorologia, que previram chuvas para o dia todo, mas descartaram as enchentes e deslizamentos de terra inicialmente previstos. 






A passagem do Tufão Conson pelas Filipinas, na Ásia, causou até agora a morte de 65 pessoas e deixou 87 desaparecidas, segundo informações das autoridades do país. A Guarda Costeira ainda está à procura de possíveis vítimas em barcos e helicópteros de acordo com informações da agência de notícias da Argentina (Telam).
O tufão que atingiu o sul da Ásia destruiu quase três mil casas e danificou cerca de 20 mil edificações, afetando a vida de mais de 153 mil pessoas. Mais de oito mil desabrigados e desalojados foram acolhidos em abrigos temporários. A província de Laguna, ao sul da capital Manila, declarou estado de calamidade.
De acordo com a Telam, o Conson é o segundo tufão que atinge o país asiático este ano. Em 2009, cerca de mil pessoas foram mortas e dez milhões perderam suas casas devido as violentas tempestades. Nesta época do ano é comum a passagem de tufões e fortes chuvas pela região. O Conson chegou a atingir a velocidade de 150 quilômetros por hora.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.