domingo, 15 de março de 2015

MEMÓRIAS DE CONCEIÇÃO CAHÚ - CONVITE

               


                 Conceição Cahú, nascida na cidade de Floresta, interior de Pernambuco, ainda jovem, deixa o sertão do Pajeú e vai morar em Recife. Foi aluna da Escola de Belas Artes da UFPE. Motivada pelo desejo de se firmar enquanto artista segue para São Paulo em busca de novos horizontes para sua arte, encontrando nas páginas dos jornais, revistas e livros, terrenos férteis para sua criação.

        Cartunista, ilustradora, desenhista e chargista, são algumas de suas habilidades artísticas, que oportunizam ao público receptor a diversidade de comunicação com sua obra, através de múltiplas possibilidades. 

          Neste recorte, as charges e desenhos de Conceição Cahú contam memórias econômicas, políticas e sociais do país, mais precisamente das décadas de 80 e 90.
Sua trajetória artística ainda retrata o compromisso da mulher e seu lugar ocupado na sociedade, registrado por meio de ilustrações em livros da década de 70, bem como sua afirmação quanto artista e mulher advinda do interior do Estado.

           Cahú também se ateve a representação do corpo feminino, do qual o fez de forma sincera sem idealizações estéticas tão fortemente cultuadas em nossa sociedade.
A pluralidade da artista percebe-se também voltando seu olhar ao carnaval e ao futebol, na tentativa de guardar na memória os instantes de glória daqueles momentos.

               Assim, a exposição propõe um olhar artístico de Cahú a partir das memórias presentes em sua criação.
*Texto recortado e adaptado da a partir da apresentação de André Vitor Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.