domingo, 25 de outubro de 2015

SEMINÁRIO OUTRAS ÍNDIAS OUTRAS AFRICAS OARIAXÉ; GÊNERO E ESTÉTICA NEGRA

               

             Em uma iniciativa do Programa Mais Educação, do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com GRE Agreste Meridional, Secretaria de Educação de Garanhuns e Marcha das Mulheres Negras de Pernambuco, Garanhuns receberá, no próximo dia 29 de outubro, o Seminário “Outras Índias, Outras Áfricas – OARIAXÉ: Gênero e Estética Negra”

                     O evento iniciará na Câmara Municipal de Garanhuns, das 8h às 13h, e tem como objetivo contribuir com implementação da Lei 10.639/03, que visa o ensino da cultura africana e afro brasileira nas escolas, a fim de discutir as questões de gênero e raça na construção do currículo escolar. A ação também tem como finalidade ofertar ferramenta para a construção de ações escolares para o mês da Consciência Negra, vivenciado em novembro.

                     A programação está divida em dois momentos. No primeiro, será realizado uma debate na Plenária da Câmara Municipal de Garanhuns, no horário da manhã, com o grupo de gestores(as), professores(as) e técnicos(as) da educação, com a participação da Professora Doutora Rebeca Duarte, integrante do Núcleo de Estudos Afro brasileiro/NEAB – UFRPE. Ela trará para discussão o tema “Lei 10.639/03: Gênero e Raça, na construção do currículo escolar”.

               Já no horário da tarde, a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns será pólo para oficinas, rodas de diálogos, exposição e apresentações culturais. O público participante será formado por estudantes das redes municipais e estaduais da educação básica