sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GERSINHO FILHO É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUNS PARA O BIÊNIO 2015-2016; INFLUÊNCIA DO EXECUTIVO DEFINIU ELEIÇÃO

Vereador Gersinho Filho que seria oposição deve
 reformular seu posicionamento.

Na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro de 2014, a Casa Raimundo de Moraes que abriga a câmara de vereadores de Garanhuns, elegeu numa plenária sua nova composição para o biênio 2015-2016. Estavam em disputa o cargo de Presidente, Vice Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, que unidos formam a mesa diretora. A votação foi iniciada às 10 horas da manhã pelo atual presidente Audálio Ramos Filho.

O auditório com sua capacidade máxima de lotação alcançada, prestigiou os votos que foram expostos pelos próprios vereadores em suas falas; votos estes que foram nominais e abertos ao conhecimento do público presente.

Duas chapas foram registradas para eleição da Mesa. Haroldo Vicente, encabeçou uma das chapas, como presidente, que tinha ainda Gil PM,( vice ), Carla de Zé de Vilaço, (1ª secretária) e Alcindo Correia (2º secretário). A outra chapa era encabeçada por Claudio Taveira, (presidente), Paulo Leal, (vice), Silvio Sabino, (1º secretário) e Luzia da Saúde, (2ª secretário).

Também registraram candidaturas de forma individual para presidente da Câmara, os vereadores Gersinho Filho, Sivaldo Albino e Paulo Leal. A vereadora Luzia da Saúde também se candidatou individualmente para o cargo de 1ª secretária.

Passava das 11 horas da manhã quando todos os trabalhos foram encerrados e oficialmente foi anunciada a nova Mesa Diretora para os próximos dois anos. O vereador do Solidariedade Gersinho Filho, candidato com registro individual, foi eleito novo presidente da câmara de vereadores de Garanhuns. Seu vice Presidente será o vereador Gil PM (PRB), a primeira secretária Carla de Zé de Vilaço (PPS) e o segundo secretário Alcindo Correia (PROS).

                             Vereador Gil agradeceu a Deus e a todos que ajudaram

Votaram com Gersinho os vereadores Audálio Ramos, Carla de Zé de Vilaço, Alcindo Correia, Gil PM, Zaqueu Lins e Haroldo Vicente.

Cláudio Taveira recebeu votos de Silvio Sabino, Nelma Carvalho, Luzia da Saúde, Sivaldo Albino e Paulo Leal.

Aos 29 anos Gersinho Filho, casado, pai de um filho é o vereador mais jovem da casa Raimundo de Moraes. O parlamentar está no segundo mandato como vereador.

Vereadores que seguem um posicionamento de oposição ao prefeito Izaías Régis, votaram, ao que tudo indica sob orientação do deputado estadual eleito Álvaro Porto. Já para o caso de Paulo Leal ficou contra por ser do PSB e Sivaldo manteve a sua posição de oposicionista.

Hoje identificamos ainda a definição do novo líder do Governo na Câmara. Será competência do vereador Haroldo Vicente (PROS).

Gersinho, entrevistado pelo blog do Gidi Santos, esclareceu que a vitória foi democrática e que os dois anos que seguirão serão de intensas modificações, transformações e melhorias no que se refere a administração da casa. Gil PM, eleito vice-presidente também falou com exclusividade ao nosso blog e esclareceu que apesar de Gersinho aparecer como nome “correndo por fora” foi uma escolha de grupo com um ideal maior, sempre preconizando a união. Gil ainda aproveitou para agradecer a todos que contribuíram direto e indiretamente para a vitória de todos que hoje compõe a nova mesa diretora eleita para o biênio 2015-2016.

FALA GIDI SANTOS:

Obtivemos informações de pessoas ligadas às negociações que sempre acontecem no decorrer desse processo, dando conta de que a eleição já estava com suas cartas marcadas. Haroldo Vicente (PROS) chegou a ser anunciado como candidato “oficial” do Palácio Celso Galvão, através de aliança com o Prefeito Izaías, entretanto com o andar das conversas isso se tornou cada vez mais distante, por fim não aconteceu.

O vereador Silvio Sabino (PSC), também foi cotado para ser o novo presidente sob arregimentação do prefeito, como não ocorreu, Silvo em razão desse fato rompeu com a base do governo e acabou por se tornar oposição a partir de então.

Esse conglomerado reflete uma disputa já conhecida nos bastidores. Trata-se nesse momento, da disputa pela influência na casa, além dos próprios vereadores de, especificamente dois nomes: O atual prefeito Izaías Régis e o Deputado estadual eleito radicado em Canhotinho, Álvaro Porto. A disputa deve continuar e chegará com muito gás as eleições de 2016.

Da redação
Texto: Gidi Santos
          Imagem: Reprodução

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DIA DE LOS MUERTOS É COMEMORADO NO CARMEM E FRIDA


SUZANE RICHTHOFEM

Suzane von Richthofen

Suzane Von Richtofen se casou. A nova parceira da detenta, que está há 12 anos encarcerada na penitenciária de Tremembé, no interior paulista, é Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro de uma empresária em São Paulo. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira. 

A história de amor entre Suzane e Sandra tem nuances dignos de trama de novela. Antes do enlace entre as duas, Sandra vivia maritalmente com Elize Matsunaga, presa pela morte e esquartejamento do marido Marcos Kitano Matsunaga, em junho de 2012.

O casal se conheceu na fábrica de roupas que funciona dentro do presídio e onde Suzane ocupa um cargo de chefia. Ao perceber o interesse de Suzane por Sandra, o relacionamento com Elize acabou. O triângulo amoroso acabou por romper a amizade entre as presas. 

Desde setembro deste ano Suzane e Sandra passaram a dormir em uma cela especial destina a presas casadas. Lá, dividem o espaço com mais oito casais. Antes Suzane ocupava uma ala especial, destinada a presas evangélicas, desde 2002, quando foi presa pelo assassinato dos pais Manfred e Marísia von Richthofen, mortos a pauladas a mando de Suzane. 

Para poder dormir com seu novo amor, a ex-estudante teve de assinar um documento de reconhecimento de relacionamento afetivo, exigido para todas as presas que resolvem viver juntas.
Em Tremembé, esse papel funciona com uma certidão de casamento. Permite o convívio marital, mas também impõe regras de convivência aos casais.

Após assinatura desse compromisso, por exemplo, caso se separe, a presa não poderá voltar à cela especial – única destinada a casais –em um prazo de seis meses.

Por já ter vivido com Elize no espaço, Sandra teve que passar por uma quarentena antes de poder assumir o relacionamento com Suzane. Ela é apontada também como o principal motivo para que Suzane abrisse mão do regime semiaberto. Em agosto passado, a juíza Sueli de Oliveira Armani concedeu a chamada "progressão de regime", mas a moça abriu mão do benefício. 

        Os advogados tentavam essa decisão desde final de 2008 e começo de 2009. Surpreendentemente, Suzane pediu à magistrada para adiar sua ida para o regime semiaberto e permanecer na cadeia em tempo integral.

Se aceitasse o benefício, seria transferida para outra unidade, já que a unidade feminina de Tremembé onde elas estão só tem autorização para receber presas em regime fechado.
Recentemente, Suzane abriu mão de lutar pela herança dos pais e tenta se reaproximar do irmão, Andreas.

Por outras penitenciárias onde passou Suzane também despertou paixões. Em Rio Claro, por exemplo, duas funcionárias do presídio se apaixonaram por ela. Com isso, recebeu algumas regalias ilegais, como acesso à internet. A história só foi descoberta porque as funcionárias brigaram pelo amor de Suzane.

Em Ribeirão Preto, para onde foi transferida, um promotor teria se apaixonado por Suzane e prometido lutar para tirá-la da "vida do crime". Ela não gostou da proposta e denunciou as investidas.

O promotor foi punido pelo Ministério Público por comportamento inadequado – ele nega o suposto assédio.

Pessoas que conversaram com Suzane recentemente afirmam que ela pretendia fazer uma cerimônia para celebrar o enlace no começo de novembro. Tinha escolhido até padrinhos. O plano, no entanto, foi adiado depois que ela soube que uma TV preparava uma reportagem sobre ela. Com medo de expor a relação, adiou o evento.

Quando foi presa, Suzane namorava Daniel Cravinhos de Paula e Silva. Teria sido em nome desse amor que eles arquitetaram a morte dos pais. O pai da menina não aceitaria o namoro porque Daniel não estudava nem trabalhava. Para concretizar o plano, contaram com a ajuda do irmão de Daniel, Cristian.

Todos foram condenados. Os irmãos cumprem pena no regime semiaberto. O Ministério Público acredita que ela foi a mentora do crime.

CONOSCO:

A condenada pelo assassinato dos pais está feliz, alegre e sorridente. Serelepe mesma! É que ela "casou" com a condenada por sequestro Sandra Regina Gomes. Detalhe : "...Sandra teve que cumprir a quarentena de separação, já que era casada com Elize Matsunaga, presa pela morte e esquartejamento do marido ..." As personagens envolvidas nesse idílio são trágicas e perigosas. Afinal de contas tem-se nessa história uma parricida, uma sequestradora e uma esquartejadora. ...Mas, e o amor ? O que é o amor ?

Da redação Sináculo
          Fonte e Texto: O Globo 

ONG ECONORDESTE DE GARANHUNS É DESTAQUE NA IMPRENSA NACIONAL







No Agreste pernambucano a organização ambientalista Econordeste vem chamando a atenção para os cuidados com a natureza. A ação desenvolvida pelo Projeto Águas de Garanhuns, que tem o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, despertou o interesse do Portal Observatório do Terceiro Setor. A matéria publicada em 14 de setembro com o título: Terceiro setor, de Norte a Sul destaca as atividades realizadas pelos ambientalistas em duas nascentes do Rio Paraíba do Meio e uma do Rio Mundaú.

Na entrevista concedida ao Observatório, o presidente da Econordeste, Gilberto Miranda destacou o envolvimento da população nas ações de preservação da natureza. “Geralmente o engajamento da população se dá pelas associações de agricultores como, no caso do Projeto Águas de Garanhuns, da Associação de Desenvolvimento Rural dos Agricultores do Sítio Cruz (ADRASC) e a da Associação Comunitária Nova Vida (ACONV)”, destacou Gilberto.

O Observatório do Terceiro Setor tem por objetivo divulgar e promover o trabalho realizado por Organizações Não Governamentais (ONGs). Atuando no segmento da Comunicação a mais de 30 anos, a Entidade com Sede em São Paulo é composta por renomados jornalistas e colunistas que abordam temas específicos focados no terceiro setor. Mantém ainda um programa na Rádio Trianon AM 740, um canal aberto de televisão (Net Cidade Canal 02), o portal e as mídias sociais, Facebook e Twitter.

“A seriedade e transparência da Econordeste na execução de projetos junto à PETROBRAS e a APAC – Agencia Pernambucana de Águas de Clima, têm referendado a Instituição no Estado de Pernambuco. E esta matéria publicada no Observatório do Terceiro Setor é um exemplo deste reconhecimento”. Destacou a gestora do projeto Aguas de Garanhuns, Bárbara Oliveira.

Segue abaixo link para a matéria no Observatório do Terceiro Setor:
http://www.econordeste.org.br/


redação Sináculo
Texto e foto: Geraldo Mouret

ALUNA DA REDE ESTADUAL, EM GARANHUNS, É SELECIONADA PARA O PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES 2015







A Embaixada dos Estados Unidos divulgou, nesta segunda-feira, 27 de outubro, os nomes dos estudantes da rede pública selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2015. Este ano, três estudantes pernambucanas foram selecionadas. Uma delas é Laura Aurora de Melo Santana, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns. 

Candidata ao programa desde 2012, Laura foi finalista no ano passado e, este ano, conseguiu sua vaga entre os 50 jovens que viajarão aos Estados Unidos entre os dias 09 e 11 de janeiro de 2015. Além do domínio da língua inglesa, seu trabalho voluntário voltado para crianças carentes foi um fator decisivo para esta conquista.

Durante as três semanas de programa, ela e os demais Jovens Embaixadores passarão pela capital dos EUA, Washington, DC, e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. 

Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

O Programa - O "Jovens Embaixadores" foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003.  A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 367 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil. www.jovensembaixadores.org

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO (ALEPE) PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA A EDUARDO CAMPOS

 
 
 
 
No último dia 13 de agosto, uma tragédia comoveu o Brasil e levou à morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O político, de 49 anos, foi vítima de acidente aéreo, em São Paulo, que também matou a tripulação e seus assessores. Nesta terça (28 de outubro), a Assembleia realizou uma Reunião Solene para prestar homenagem póstuma a um dos principais líderes do Estado e do Brasil. Eduardo estava em campanha à Presidência da República, pelo PSB, quando teve os sonhos interrompidos. 

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, que solicitou a homenagem, destacou que a confirmação do acidente lhe atingiu fortemente, assim como a todos os pernambucanos. O parlamentar afirmou que perdeu um amigo e um companheiro de longas jornadas políticas, com quem tinha grande sinergia. Segundo o deputado, o ex-governador estava disposto a enfrentar todos os desafios e dificuldades de uma campanha presidencial e, se eleito, implantaria no País alguns dos projetos bem sucedidos em Pernambuco. Para Guilherme Uchoa, Eduardo tinha capacidade para isso, o que foi demonstrado ao longo de suas duas bem avaliadas gestões à frente do Estado. 

Uchoa também ressaltou que a Assembleia não poderia deixar de expressar sua estima, admiração e respeito por Eduardo Campos, por todo o legado político herdado do avô, o ex-governador Miguel Arraes. O líder do Governo na Casa, Waldemar Borges, do PSB, salientou que a solenidade foi uma oportunidade de refletir sobre o que Eduardo representou para o Estado. O parlamentar lembrou que o ex-governador fazia da política um ideal e um desejo de servir e, após a sua morte, fica o dever de preservar e ampliar seu legado. 

A viúva de Eduardo, Renata Campos, recebeu uma placa alusiva à homenagem. Ela agradeceu em nome da família e dos amigos a iniciativa da Assembleia. Renata destacou a generosidade do povo de Pernambuco, não apenas por reconhecer o trabalho administrativo do ex-governador, mas pelo apoio oferecido à família. A viúva assinalou que continua firme no objetivo de manter o legado de Campos. 

Durante a solenidade, a Assembleia, por meio da Superintendência de Comunicação Social, apresentou um vídeo em homenagem a Eduardo Campos, que também foi deputado estadual no período de 1991 a 1994. 

Além da família e amigos do ex-governador, várias autoridades e personalidades acompanharam a cerimônia. Entre elas, o governador João Lyra Neto, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e o presidente do Tribunal de Justiça, Frederico Neves. O governador eleito de Pernambuco Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, enviaram mensagens justificando a ausência.

Da redação
Fonte: Rádio Alepe
         Imagem: Reprodução

GARANHUNS COMEMORA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE




Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, em Garanhuns, será promovida, nesta quinta-feira (30), uma manhã de palestras e apresentações, voltadas para o público jovem. O momento será realizado na Câmara Municipal de Garanhuns – Casa Raimundo Moraes, a partir das 9h. A programação, que tem como intuito valorizar a importância dos jovens e adolescentes para o município, seguirá até 12h.

 Uma apresentação musical, dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Garanhuns, dará início à comemoração. Logo em seguida, será ministrada a palestra intitulada por “Estatuto da Juventude: Conquistas e desafios”, uma vez que o encontro visa, também, divulgar o Estatuto da Juventude, que entrou em vigor recentemente. O direito à diversidade e a desigualdade, será o assunto abordado, em seguida. A terceira palestra será sobre questões, que envolvem o meio ambiente.

 “Acredito que a juventude organizada é o futuro de uma sociedade, pois esse público é a mola que impulsiona o progresso de qualquer nação”, comentou o secretário da Juventude de Garanhuns, Pedro Passos, ao falar sobre a comemoração, como uma reunião do público juvenil, para discutir políticas públicas para esse segmento. Além das palestras e apresentação musical, o momento contará com uma apresentação teatral, que também será realizada pelos alunos do Erem.


 Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes