sábado, 29 de julho de 2017

ÚLTIMA NOITE DO FIG PROMETE,

           


          Festival de Inverno de Garanhuns se despede neste sábado (29) com um dia repleto de muita música, teatro, dança, circo, cinema e literatura pela cidade toda. No palco principal, na praça Mestre Dominguinhos, a cantora carioca Fernanda Abreu apresenta o show do disco Amor Geral. Presente em diversas listas de melhores álbuns lançados em 2016, a carioca sangue bom chega a Garanhuns celebrando o amor através da música e da dança, como uma mensagem por tolerância e mais respeito. O show começa às 00h30. 


          Antes, às 23h30, sobe ao palco o cantor carioca Zé Ricardo, que promete muito groove com o show Segue o Baile, no qual interpreta canções de sua autoria como Beijo do Olhar, Eu não te amo mais e Dançando com a vida, parceria com Edilza Aires, que faz participação especial no show.


         
   Com direção de Juliano Holanda, o show de lançamento do segundo disco solo de Jr. Black, Vende-se, começa às 21h. Os cantores Clayton Barros e Isadora Melo são convidados da noite. Às 22h, o palco do Mestre Dominguinhos recebe a Spok Frevo Orquestra. A big band de jazz-frevo volta a Garanhuns com participações especiais: o acordeonista Beto Hortis e os sanfoneiros Genaro, Júlio Cezar e Dudu do Acordeon, que participaram do álbum Frevo Sanfonado (2015).  


           Quem abre o palco principal, às 20h, é cantora Andrea Amorim, natural de Garanhuns. Veterana em festivais,  Andrea Amorim promete fazer uma bela apresentação no Palco Mestre Dominguinhos.



Palco Pop – Uma das maiores cantoras brasileiras, Marina Lima volta ao FIG para encerrar o Palco Pop acompanhada dos graves da banda paraense Strobo, às 20h20. Ás 19h, a paranaense Simone Mazzer apresenta seu álbum de estreia Férias em videotape, com o qual foi vencedora como revelação do Prêmio da Música Brasileira 2016. A dançarina, cantora e compositora, Flaira Ferro sobe ao palco às 18h com o show de  Cordões Umbilicais, seu primeiro projeto de música autoral. Abrindo o palco, às 17h, o garanhuense Hercinho Gouveia com show de reggae. 


Palco Instrumental – Expoente da sanfona gaúcha, a gaita, o grupo Renato Borghetti e quarteto (RS) encerra o palco na praça Ruber Van der Liden com repertório de world music e jazz fusion. Com sólida carreira internacional, Borguetti já tocou em festivais na Croácia, República Tcheca, Áustria e Alemanha. Quem abre a noite é o músico e compositor pernambucano Salomão Miranda, com show de cavaquinho. Na sequência, a banda de improvisação Poruu e Cláudio da Rabeca. 

Literatura – A praça da Palavra Hermilo Borba Filho recebe, a partir das 10h, o evento Outras Palavrinhas: Conversa com as escritoras infantis Susana Morais e Socorro Lacerda. Logo depois, acontece o  lançamento do Livro Vira-vira Violeta, de Socorro Lacerda, que fala sobre a resistência à opressão. O evento ainda conta com a apresentação do Reisado Infantil Floreando. 

Galeria Galpão – Além das exposições ao longo do dia, a Galeria Galpão recebe a partir das 20h a performance Distopia, Coletivo Espectro. Dividida em três atos, a performance procura abordar os problemas da metrópole através da criação conjunta audiovisual produzida em tempo real. De maneira integrada e simultânea, as artistas Fernanda Fernandes, Carolina Perini e Raquel Abdian fundem objetos, sons, ruídos e música em um processo sinestésico de performance ao vivo.



         O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. Confira a programação completa e atualizada no site oficial: www.cultura.pe.gov.br/fig2017.

EDILZA AIRES SUBSTITUI SANDRA DE SÁ NO SHOW DE ZÉ RICARDO

          


    O 27º Festival de Inverno de Garanhuns passou Por muitos problemas e rejeição desde seu início. Mas o que é mais notório, é a falta de organização apresentada pela equipe da fundarpe. Por problemas contratuais, segundo informações, a cantora Sandra Sá não poderá fazer participação especial no show de hoje à noite do cantor Zé Ricardo no palco Mestre Dominguinhos, sendo substituída pela cantora Edilza Aires, representante da música black pernambucana, que subirá ao palco ao lado do carioca Zé Ricardo.


         O show acontece a partir das 23h, antes do encerramento com Fernanda Abreu. Sandra de Sá havia substituído Tony Garrido, que também não pôde vir  e agora é substituída pouco antes do show muito esperado. Será que tem alguma explicação?

JOVEM DE 19 ANOS, GRÁVIDA, MORRE ELETROCUTADA

             

            Uma tragédia se abateu sobre uma residência localizada na rua Monsenhor Afonso Pequeno, no bairro de São José, em Garanhuns.

           Uma jovem de 19 anos, no oitavo meses de gestação, identificada como Nailza Ferreira, morreu eletrocutada na manhã deste sábado, 29/07, ao tentar conectar o cabo de um DVD na tomada.  Ela foi envolvida por uma forte descarga elétrica vindo a cair. 

           A vítima foi socorrida pelo Samu até o Hospital Regional Dom Moura onde os médicos tentaram realizar uma cirurgia para salvar o bebê, mas este não apresentava batimentos cardíacos. A gestante não resistiu e faleceu no hospital. A Polícia Civil foi acionada e, após procedimentos legais, os corpos foram encaminhados ao (IML) de Caruaru.

Com informações do blog Agreste em Alerta


quinta-feira, 27 de julho de 2017

MUNICÍPIO DE GARANHUNS NÃO TEM DÉBITO COM O IPSG




ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO IPSG, MARCELO MARÇAL, E DO SECRETÁRIO DE FINANÇAS DA PREFEITURA DE GARANHUNS, FLÁVIO ELÓIA, A RESPEITO DO REPARCELAMENTO


             Os vereadores aprovaram por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei 019/2017 que trata de reparcelamento do Município de Garanhuns junto ao IPSG. Como a Câmara Municipal está em recesso, sua presidente Carla de Zé de Vilaço fez uma convocação dos parlamentares em caráter extraordinário para apreciação da demanda legislativa em regime de urgência, o que gerou algumas dúvidas por parte de alguns cidadãos, sobretudo aqueles que acompanham atentamente cena política local (clique aqui e entenda). Um deles, Johny Albino, foi bastante incisivo nas críticas ao projeto. O bacharel em Direito questionou o fato do encaminhamento ter ocorrido em pleno recesso e disse que a aprovação da proposta poria em risco o equilíbrio fiscal do IPSG, órgão responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do município de Garanhuns.

              De acordo com a prefeitura, a ilação de Albino não procede e a aprovação da proposta não trás risco algum para a previdência dos servidores, nem para a saúde fiscal do IPSG.  O projeto de lei trata de um reparcelamento de dois parcelamentos, sendo um de 2011 e outro de 2013, nenhum destes é referentes à atual gestão municipal. Segundo Marcelo Marçal, presidente do IPSG, o município está apenas aderindo a Medida Provisória 778/2017, oriunda do Ministério da Fazenda. Marçal também refutou a informação de que o município teria débito com o IPSG. "Não são débitos. São diferenças de alíquotas patronais. Uma das condições para que o município possa aderir a esse reparcelamento é estar com o CRP e CND em dia. Nós estamos,  o que é uma prova de que não há débitos do município com o instituto", argumentou.

              Ainda de acordo com esclarecimento prestado pela prefeitura, os valores são os seguintes:  o parcelamento 00037/2011 é de R$ 3.278.826,18 em 240 parcelas. Deste montante, o município já pagou 64 parcelas. O outro é no valor de R$ 4.012.519,23. Deste valor o município já abateu 36 parcelas.   Com o reparcelamento, os dois  valores se transformam em um, com juros menores e prazo maior. Vários municípios que estão com a situação fiscal regular também estão aderindo à medida, não sendo a prática uma  ação única e exclusiva  do município de Garanhuns.

              Quanto à votação ter sido em regime de urgência, a prefeitura informa que foi uma medida necessária porque para o reparcelamento ter validade, a primeira parcela deve ser paga até 31 de julho.  Como a MP  só foi regulamentada no dia 12 de julho, e como o município tomou conhecimento no último dia 17, a convocação da Câmara Municipal foi solicitada pelo prefeito Izaias Régis.

             Com o reparcelamento, a previsão da prefeitura é de que haja uma redução de até 60% dos valores pagos atualmente, podendo essa porcentagem ser maior. Após a aprovação do Projeto de Lei pelos vereadores, o município agora deve encaminhar a proposta  para o aval do Ministério da Fazenda, o que deve ocorrer nos próximos dias.  


GARANHUNS CONCORRE ao 8º PRÊMIO ANEPREM DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA


             A Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) divulgou esta semana a lista dos 27 concorrentes ao 8º Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. As entidades previdenciárias municipais de 24  localidades e três estaduais constam na relação e Garanhuns é o único município pernambucano na concorrência.  O Prêmio analisa práticas de transparência, equidade, ética, e responsabilidade corporativa e social. O resultado será divulgado durante o 17º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem, em conjunto com o 11º Seminário Paranaense de Previdência da Apeprev, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Curitiba (PR).

             Entre as práticas analisadas pela  entidade nacional estão: a publicação de atas do comitê de investimento; a disponibilização do extrato previdenciário individualizado do segurado e dos demonstrativos das aplicações financeiras das receitas e despesas empenhadas e realizadas nas despesas administrativas e da folha de pagamento da unidade gestora e dos beneficiados.  A capacitação dos conselheiros administrativo fiscal ou equivalentes também foi analisada, bem como a disposição do código de ética, a regularidade quanto às obrigações fiscais, o recadastramento dos ativos nos últimos 4 anos e dos inativos.  Programas de que promova ações de sustentabilidade que visam a redução dos impactos ambientais e a preservação da natureza, a exemplo de consumo consciente de recursos naturais, uso racional de materiais e programas de reciclagem também contam durante a concorrência.  Para estar na lista dos pré-selecionados também é necessário que o plano financeiro esteja em equilíbrio e que haja um controle interno, além da política de segurança da informação.


            O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) foi aprovado nessa pré-análise e segue na disputa. A entidade foi criada em 28 de dezembro de 2000 e possui 14 conselheiros efetivos,  sendo classificado como uma modalidade de unidade gestora de tamanho médio. O IPSG possui 2.170 segurados ativos, 843 aposentados e pensionistas, de acordo com informações de dezembro de 2016, totalizando 3013. Para o presidente Marcelo Marçal, participar dessa lista já é uma honra. “No nosso setor falamos que esse é como se fosse um oscar da  Previdência. Estar entre os selecionados já demonstra o compromisso que temos no nosso trabalho junto ao Instituto”, disse.

SEXTA NOITE DO FIG FOI UM GRANDE ENCONTRO DOS RITMOS DO PARÁ



                   Uma noite cheia de suingue, com tambores da floresta, merengue, carimbó, guitarradas e lambadas vindas do Pará deu o tom da sexta noite de shows do Palco Dominguinhos.  A “Noite do Pará” contou com a presença do rei do carimbó, Pinduca, considerado o “Luiz Gonzaga” do norte do país, que veio pela primeira fez ao festival. Ele fez uma participação especial no show de Lia Sophia, cantando suas clássicas “Dança do Carimbó” e “Sinhá Pureza”, além de músicas como “Ai Menina” e “Volare”, fazendo todo mundo dançar, mesmo na chuva. Também subiram ao palco nesta noite a aclamada cantora Fafá de Belém, o músico Arthur Espíndola com seu samba amazônico e a cantora Belinha Lisboa e seu reggaeton.


            Quem abriu a noite de shows foi a cantora garanhuense Belinha Lisboa, que participa pela segunda vez do festival. Trazendo suas influências do reggae, ela apresentou músicas autorais e também deu uma repaginada em cações de Edson Gomes, Luiz Gonzaga, Chico Science e Alceu Valença, em ritmos de zouk e reggaeton.


           A segunda atração foi o cantor paraense Arthur Espíndola, integrante da nova geração de artistas do Pará que faz um resgate e uma mistura de ritmos regionais, tocando samba com carimbó, ritmo que ficou conhecido como “samba amazônico”, feito com instrumentos como banjo regional, curimbó, barrica de boi, marabaixo e outros instrumentos clássicos do samba como cavaquinho e pandeiro. Cantor e multi-instrumentista, Arthur Espíndola contou com a participação de Fafá de Belém no seu clipe Tempo Deus e prepara a gravação do seu novo DVD, A Ilha do Samba, que será filmado a partir de dezembro no Pará. Além de músico, Arthur também apresenta um programa na TV Cultura, o “Amazônia Samba”, transmitido toda segunda-feira às 7h30.


         Lia Sophia e Pinduca contagiaram o público com muito suingue, lambada e carimbó. “Essa é a segunda vez que toco no FIG, a primeira foi em 2014. Estou muito feliz por Pinduca ter aceitado meu convite e viemos aqui fazer uma música quente, com guitarradas e merengue para todo mundo dançar”, afirmou a cantora. Pinduca, aos 80 anos e cheio de energia, contou que já tinha estado em Garanhuns há 40 anos, para divulgar um vinil, “mas, para tocar é a primeira vez que venho e achei emocionante porque o público ficou e cantou mesmo debaixo de chuva. Eu e Fafá de Belém abrimos as portas para muitos artistas do Pará. Quando comecei, o carimbó era música para velho, mas fizemos uma modernização e o ritmo ganhou o gosto popular”, explica o mestre.



          A última atração da noite, Fafá de Belém fez todo mundo cantar num show que variou entre ritmos suaves e dançantes. No repertório, mesclou canções já conhecidas em sua interpretação como “Abandonada” e músicas que fazem parte do seu novo disco “ Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso” (2015) , como “Pedra sem Valor” (Dona Onete). O disco comemora os 40 anos de carreira da cantora e venceu o 27º Prêmio da Música Brasileira, nas categorias Melhor Álbum e Melhor Cantora.


Com informações da Fundarpe

POLICIAL CIVIL COMETE SUICÍDIO EM SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA.


         O Policial Civil, Danilo Taveira da Silva cometeu suicídio na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, ao atirar contra a própria cabeça na residência onde vivia na Rua Brejão, Vila do Quartel, em Garanhuns. 

           Danilo  iria completar 33 anos e era agente lotado na Delegacia Regional. De acordo com informações iniciais, ele teria se trancado no quarto, colocado o cano da pistola abaixo do queixo e disparado. A bala transfixou a cabeça e o agente teve morte instantânea.

            Vários policiais colegas de Danilo estiveram no local. Ele era casado e morava a pouco mais de quatro meses na Vila do Quartel. Muito abalada, a viúva, que estava na casa na hora da tragédia, precisou ser amparada por vizinhos. 

          Danilo era um policial dedicado e se destacou positivamente durante a Força no Foco, realizada em Garanhuns no mês passado.


      Em nota, o Delegado Luiz Bernardo, titular da 18ª DESEC, se pronunciou sobre o caso

            Informo que o Agente de Polícia Danilo Taveira da Silva, matrícula 297.004-0, na data de hoje 27/07/2017, ceifou sua própria vida com um disparo de arma de fogo. O mesmo apresentava sintomas de depressão e foi orientado pela autoridade policial subscritora, que procurasse um especialista e foi chamado para conversar pessoalmente com o Delegado Seccional, que subscreve. Toda equipe da 18ª DESEC lamenta o referido episódio e está consternada com a a perda deste excelente policial, que contribuiu demasiadamente para nossa instituição com excelentes serviços prestados a sociedade. Todos nós estamos de luto e em breve noticiaremos a data e horário do velório deste especial companheiro. 
 LUIZ BERNARDO, Delegado Titular da 18ª Desec

CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE É MUITO PROCURADO DURANTE 27º FIG


                 A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD, dirigida por Edimilson Silva, e subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, firmou parceria com o Conselho Municipal De Defesa Dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (COMUD/Garanhuns) para que pessoas com deficiência residentes na Região Metropolitana do Recife pudessem participar do Camarote da Acessibilidade instalado no Festival de Inverno de Garanhuns. Para isso, o COMUD disponibilizou um total de 40 vagas, sendo 20 (vinte) para a noite do dia 21/07 e 20 (vinte) para a noite do dia 28/07.

             Na última sexta-feira, dia 21/07, pessoas com deficiência física usuárias do Programa Pernambuco Conduz puderam participar do camarote tendo como transporte as Vans do Programa. A SEAD também contou com a parceria da Biblioteca Pública do Estado que disponibilizou nesta data uma Van para transportar pessoas com deficiência visual e auditiva.

             O Camarote da Acessibilidade possibilita que pessoas com deficiência participem com segurança e conforto do evento, além de disponibilizar lanches, água e banheiro adaptado. O Camarote tem capacidade para 60 pessoas.

                A SEAD integra a Executiva de Segmentos Sociais da SDSCJ, dirigida por Sérgio Moura.


               O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado anualmente. Trata-se de um evento cultural que mistura diversos estilos musicais como rock, MPB, blues, jazz, forró e música instrumental, além de teatro, literatura, cinema, circo, gastronomia, folguedos populares e outras formas de manifestação cultural. O Festival segue até o próximo dia 29/07.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - FIG 2017




                    O palco Mestre Dominguinhos recebe na noite desta quinta-feira um dos maiores compositores e intérpretes da MPB contemporânea, o paraibano Chico César. Ele sobe ao palco às 23h30 para apresentar os maiores sucessos de sua carreira, além do repertório de seu mais novo trabalho, o disco Estado de Poesia, gravado na Paraíba, com diversos músicos locais. 



               Lucy Alves antecede o show do conterrâneo, subindo ao palco às 22h20. Na apresentação, ela mistura o tradicional e o contemporâneo com um repertório que vai de clássicos como Lamento sertanejo à recém-lançada Caçadora. No show, Lucy toca não só a sanfona que a consagrou, como violino, seu primeiro instrumento, guitarra baiana, bandolim e escaleta.








             Show inédito, o Projeto Setenta com Sete celebra os 70 anos de gravação da música Asa Branca, reunindo sanfoneiros de diferentes gerações a partir das 21h, sob a direção musical de Beto Hortis. Participam do show Waldonys (CE), Chambinho (SP), Meninão (RJ), Adelson Viana (CE), Agostinho do Acordeon (PE), Mahatma (PE) e Terezinha do Acordeon (PE). 



              De Garanhuns, Mourinha do Forró abre o palco Mestre Dominguinhos às 20h. 



Cultura popular – Tem forró também no coração do Festival de Inverno de Garanhuns. A partir do meio dia, até ás 14h, o palco recebe o projeto Roda de Sanfona II. A tarde tem ainda urso, caboclinho, boi e coco. O palco encerra no começo da noite do jeito que começou, com o Forró do Matulão do Mestre Grimário.


              Palco Pop – Dando continuidade às comemorações dos 20 anos do primeiro disco, Agora tá valendo, a banda Devotos fecha a noite no palco Pop com punk e hardcore. O show começa às 20h20. Antes, o público confere a banda de rock caruaruense Alkymenia, às 18h, e o death metal da banda paulista Sinaya, às 19h.

              Circo – Em parceria com o Consulado-Geral da França no Recife, a Secult-PE  e a Fundarpe promovem, às 18h, um debate na lona de circo armada no Parque Euclides da Cunha. Com as participações de Alban Warret (FRA), Williams Santana (PE) e Maria Paula Costa Rêgo (PE), e mediação de Zezo Oliveira (PE), a atividade discutirá o tema: "Circo: processos criativos no Brasil e na França", e terá como objetivo mostrar a experiência e a vivências dos artistas nos dois países.

         Literatura – A Praça da Palavra Hermilo Borba Filho recebe a partir das 20h o lançamento do livro “O Reino Encantado”, de 1878, de Alencar Araripe Júnior. A reedição foi organizada pela especialista e pesquisadora Débora Cavalcante de Moura, que participa de bate-papo com Paula de Melo e Betânia Pedrosa Monteiro.

             O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. Confira a programação completa e atualizada no site oficial: www.cultura.pe.gov.br/fig2017.

Confira abaixo a programação completa desta quinta-feira

Palco Mestre Dominguinhos

20h – Mourinha do Forró
21h – Projeto Setenta com Sete (PE) – Waldonys (CE), Chambinho (SP), Meninão (RJ), Adelson Viana (CE), Agostinho do Acordeon (PE), Mahatma (PE) e Terezinha do Acordeon (PE)
22h20 – Lucy Alves (PB)
23h30 – Chico César (PB)


Palco Pop

18h – Alkymenia
19h – Banda Sinaya (SP)
20h20 – Devotos


Som na Rural

Parque Euclides Dourado
21h20 – Camarones Orquestra Guitarrística (RN)


Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna

12h às 14h – Roda de Sanfona II
13h – Urso da Peleja
14h – Caboclinhos Canindé de Camaragibe
15h – Boi Dourado de Limoeiro
16h – As Kalinas
17h – Boi Maracatu
18h – Coco Raízes do Capibaribe
19h – Forró do Matulão do Mestre Grimário


Palco Instrumental

17h – Estação Brasil
18h – Aglaia Costa
19h – Hugo Linns
20h – Nicolas Krassik (RJ)


Palco Forró
22h – Zelyto Madeira
23h – Terezinha do Acordeon
0h – Cesar Amaral


Palco Mamulengos e Pontos de Cultura

Local: Parque Euclides Dourado
15h – Sementes da Brincadeira: As Presepadas de Benedito brincando de Babau nos domingos de João Redondo
16h – Mamulengo Riso das Crianças
17h - Sertão Maracatu - Batuque Nagô (Ponto de Cultura Orquestra Sertão)


Programa do XIII Virtuosi na Serra (Catedral)

16h – Grupo Instrumental Brasil
21h – Duo Paula Bujes & Pedro Huff (CD Afluências)


ARTES CÊNICAS
CIRCO
16h – Mostra de Números Tradicionais Cooperação Internacional França-Brasil

18h – Debate "Circo: processos criativos no Brasil e na França", com as participações de Alban Warret (FRA), Williams Santana (PE) e Maria Paula Costa Rêgo (PE), e mediação de Zezo Oliveira (PE).


DANÇA

18h – Enchente
Flávia Pinheiro (PE)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

2ª MOSTRA DE TEATRO ALTERNATIVO

22h – Delicado
Coletivo Grão Comum (PE)
Local: Galeria Galpão


AUDIOVISUAL

Cine Eldorado
18h20 - Longa-metragem Nacional
Era o Hotel Cambridge (Drama, 99 minutos, 2017, Brasil), de Eliane Caffé Classificação: 12 anos

DIÁLOGOS (SESC)

Galeria Galpão
16h - "Conversas para adiar o fim do mundo" - Bené Fonteles
“O que sobra e o que falta na poesia”, com Bráulio Tavares, Adiel Luna e Rouxinol 
Pereira


LITERATURA

Praça da Palavra Hermilo Borba Filho
9h – Intervenção e Performance | A Chegada de Godot (Ou O Distribuidor de Poemas), com Luiz Manuel (PE)
10h – Colcha de Retalhos | Jackeline Brasileiro Nascimento (Secretaria Municipal de Educação e Editora IMEPH)
10h10 – Mulheres Entre Prosas, Versos e poesias | Afra Flora S. Andrade, Edilene S. Cordelista, Jackeline Brasileiro, Verônica Costa (Secretaria Municipal de Educação e Bibliotecas)
10h40 – As aventuras da leitura | Cia de Arte Alese de Aracajú
11h20 – Strega Nona, a Avó Feiticeira | Cinthia Nayara (Secretaria Municipal de Educação e Editora IMEPH)
11h40 – Feitosa e Costa Contam Causos | Verônica Costa e Sheylla Feitos (Secretaria Municipal de Educação e Editora IMEPH)
12h às 14h – Atividades da GRE
A Paixão de Cristo contada em cordel, um curta-metragem (EREM João Fernandes )
14h – Saraus em Pasárgada
15h – FILIG no FIG, conversa com a escritora e ilustradora Rosinha (PE)
16h – Contação de Histórias com Origamis, com Irene Tanabe (SP)
17h – Vida e Obra de Hermilo Borba Filho: João Denys conversa com Leda Alves (Cepe Editora)
18h – Leitura Dramatizada da obra “A Moça do Trapézio” de Luís Jardim, com o Grupo de Teatro do SESC Garanhuns
19h – Memórias de Luís Jardim, Ivonete Batista conversa com Luiz Afonso Jardim (SESC – PE)
20h – Lançamento do Livro “O Reino Encantado”, de 1878, de Alencar Araripe Júnior, em uma reedição organizada pela especialista e pesquisadora Débora Cavalcante de Moura, que bate-papo com Paula de Melo e Betânia Pedrosa Monteiro.

PLATAFORMA FIG

Garanhuns Palace Hotel
11h às 12h30 - Mesa “Circuito de festivais, como fazer parte”
Mediação: Fabricio Nobre (Bananada – GO)
Convidados:
– Paola Wescher (Popload – SP)
– Zé Ricardo (Rock in Rio)
– Márcio Caetano (Dragão do Mar-CE)
14h às 15h30 - Mesa “Chegamos no digital, consumindo mais vinil”
Mediação: Rafael Cortes (Assustados Discos)
Convidados:
- Heloisa Aidar Pripas (Pommelo, Brisa) | Distribuição física e edição
- Fábio Silveira (Alfafonte) | Distribuição digital
- Pablo Rocha (Noize Record Club)
16h às 18h - Speed Meetings
Com: Fernando Zugno (Festival POA em Cena – POA) | Antônio Amaral (Revista Rolling Stones)| Eduardo Porto (Festival Contato) | Renata Simões (Jornalista) | Representante do SESC



PROJETO OUTRAS PALAVRAS

13h às 17h – Conversa com o escritor Sidney Rocha, vencedor do Prêmio Jabuti de
Literatura (2012) + Participação de Adiel Luna
Local: EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capoeiras)
Outras escolas envolvidas: EREM Luiz Pereira Júnior (Caetés)

PROGRAMAÇÃO FIG - QUINTA-FEIRA 27, 07, 2017

                
          Com quase 15 anos de carreira, a jovem paraibana batizada como Lucyane Pereira Alves ganhou o Brasil por levar o Nordeste em sua voz e o dedilhar da sanfona junto com sua família de músicos no grupo Clã Brasil. O País inteiro conheceu Lucy Alves em 2013, quando se tornou finalista da primeira temporada do The Voice Brasil, na TV Globo. Quatro anos depois, com carreira solo consolidada e sucesso também como atriz de musical e novela, a cantora sobe ao Palco Mestre Dominguinhos hoje no Festival de Inverno de Garanhuns, a partir das 22h, para apresentar seu novo show para o público pernambucano.

"Depois do The Voice eu conheci muita gente, tive as primeiras experiências com gravadora, veio a novela Velho Chico... Então considero a minha trajetória algo muito bonito. Estou crescendo sempre e mais feliz ainda de ter um público muito caloroso que se identifica com que faço. Eu sou nordestina e tenho esse DNA muito pulsante. E com a sanfona eu venho cruzando os caminhos e as porteiras todas", disse a artista de 31 anos, em entrevista ao JC por telefone.







           Tendo o forró como premissa, o novo show de Lucy Alves abre espaço para uma mistura de gêneros e releituras de clássicos. Com raízes na música nordestina, a cantora mostra um pouco de suas influências do jazz, blues, rock e até do eletrônico. "Eu sou muito aberta ao que anda acontecendo por aí musicalmente e eu busco me conectar da melhor forma. Estou sempre misturando sem perder a minha raiz", explica.

           A experiência como atriz no musical Nuvem de Lágrimas e na novela Velho Chico (2016), da TV Globo, fez muito bem para a cantora. "Hoje eu sou outra pessoa em cima do palco. Mais desenvolta, desinibida. Tenho mais ferramentas para me comunicar com o público e interpretar as canções que canto. Tanto o trabalho no teatro musical quanto a novela me amadureceram muito, artisticamente e pessoalmente", afirma. Além de mostrar sua musicalidade, Lucy chega a Garanhuns na carona do sucesso de seu novo single, Caçadora, que entrou na trilha sonora da novela A Força do Querer, da Globo, que possui toques de reggaeton: "Estou muito feliz com essa música. Além de ser divertida para dançar, ela traz uma força feminina dessa mulher atual, que também se diverte e é dona de si".

              Com diversas passagens por Pernambuco e trazendo uma banda repleta de conterrâneos locais, a cantora falou da responsabilidade de se apresentar no palco do FIG. "Eu estou radiante de voltar neste Estado em tão pouco tempo. Meu São João em Caruaru foi incrível! Estar ali no palco principal no dia 24, foi algo tão representativo... Até hoje eu recebo mensagens nas redes sociais depois daquele show. E o FIG é tão incrível quanto, porque mistura tudo o que tem de melhor no País. E não é só o forró - que a gente respira desde criança - tem jazz, tem rock... É um festival muito importante para o Brasil hoje. É muita honra para mim pisar nesse palco", declarou.

           Hoje a noite do Festival que é dedicada ao forró, Lucy Alves promete um show eclético para o público de Garanhuns. Enquanto isso, ela segue em estúdio para a preparação de seu novo álbum, que será lançado ainda este ano e se prepara para voltar às novelas no horário das seis, onde viverá um drama social na trama Tempo de Amar, de Alcides Nogueira, substituta de Novo Mundo, na TV Globo.


              Além de Lucy Alves, o Palco Mestre Dominguinhos ainda reserva para hoje os shows de 


Mourinha do Forró (20h); 


Projeto Setenta com Sete, com Waldonys (CE),


 Chambinho (SP), 


Meninão (RJ),



 Adelson Viana (CE), 



Agostinho do Acordeon (PE), 



Mahatma (PE) e 









Terezinha do Acordeon (PE) 



as 21h e Chico César,



 a partir das 23h30min. (Com informações do Jornal do Commércio)