sábado, 24 de julho de 2010

ORQUESTRA CIDADÃ MENINOS DO COQUE, CHORA A MORTE DO MESTRE


As crianças e adolescentes da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque fizeram uma homenagem emocionada ao maestro Cussy de Almeida, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. O fundador do projeto que deu origem à orquestra faleceu ontem, aos 74 anos, por volta das 21h30, no Hospital Santa Joana, onde estava internado há 55 dias para tratar uma deficiência pulmonar. De acordo com Suzana Costa, esposa do músico, ele tinha apresentado uma melhora nos últimos dias e a expectativa é de que fosse transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um apartamento.





O velório reuniu familiares, amigos, músicos e artistas. Cerca de 80 integrantes da Criança Cidadã estavam presentes à cerimônia. No entanto, apenas alguns deles tiveram condições psicológicas de prestar a homenagem, interpretando canções como My Way e Carinhoso, preferidas do maestro. Segundo Eraldo da Costa, subgerente da orquestra, as crianças souberam da morte de Cussy hoje pela manhã e logo se voluntariaram para dar o último adeus ao maestro.  

Em seguida, o padre Edvaldo Gomes, da Paróquia de Casa Forte, celebrou uma missa de corpo presente, que precedeu a cremação do corpo. A família ainda não decidiu o que fará com as cinzas do corpo.





Cussy de Almeida deixa cinco filhos, quatro deles fruto do primeiro casamento, e uma filha do segundo casamento. “Ele foi um pai lindo, que me mostrou o mundo de uma maneira muito bonita, cheio de esperança e beleza, que era como ele mesmo via”, disse Nathalia Wicks de Almeida, mãe de Rocco, que hoje completa cinco meses. O nome do bebê foi colocado pelo avô, em homenagem a um amigo, músico violoncelista da Itália.





Nascido em Natal, Cussy de Almeida deixou cinco filhos. Há dez anos ele se dedicava a dirigir a Orquestra Cidadã Meninos do Coque, que foi indicada em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos 100 melhores projetos sociais do mundo. A seleção final ocorrerá em outubro, com a escolha dos 10 melhores projetos em todo o mundo, em uma festa em Dubai, nos Emirados Árabes.

A Orquestra Criança Cidadã, como era mais conhecida, deverá voltar a se apresentar no dia 5 de agosto, regida por um maestro italiano convidado.O repertório será formado por músicas de Luiz Gonzaga e contará com a participação de Alcimar Monteiro. O show deverá se transformar numa grande homenagem ao próprio Cussy.

Maestro, violinista e compositor, Cussy de Almeida realizou, com apenas seis anos, seu primeiro recital em público no Teatro Carlos Gomes, em Natal. Aos onze realizava concertos em várias cidades do Brasil o que motivou seu pai, o pianista, Waldemar de Almeida, a transferir a família para o estado de Pernambuco.

Ao longo de sua carreira, Cussy de Almeida se apresentou em vários países europeus e tornou-se professor das universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e professor convidado da Universidade Federal de Pernambuco. Foi também diretor do Conservatório Pernambucano de Música, onde criou a Orquestra Armorial de Câmara. Criou ainda a Orquestra de Cordas Dedilhadas, a primeira no Brasil formada com instrumentos populares: violões, violas sertanejas de 12 cordas, bandolins e cavaquinho.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Tatiana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.