quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PERNAMBUCO SEDIA III CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE CAMPONESA



Cerca de 2 mil jovens da área rural de 17 estados brasileiros estão reunidos em Pernambuco desde o dia de ontem ( 14) a 19 deste mês. O motivo é o III Congresso Nacional da Juventude Camponesa, que tem o objetivo de debater questões relacionadas ao campo e aproximar os jovens da religião. A solenidade de abertura foi realizada nesta terça-feira, no Parque de Exposições do Cordeiro, em Recife e marcou também o início do IV Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido celebrou uma missa. Estiveram presentes, o governador em exercício, João Lyra Neto, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, além de representantes da sociedade civil.

Com o tema “Terra, Pão e Dignidade – Na Caminhada pela Terra Livre Brasil”, essa é a primeira edição do evento realizada em Pernambuco. “Temos concentrados só no meio rural do Nordeste em torno de 8 milhões de jovens. É um número expressivo, que comprova a importância de apoiarmos congressos como esse, no qual vamos discutir os programas e os projetos voltados para a juventude rural, que está cada vez mais informada, organizada e consciente do seu papel na sociedade”, destacou Aldo Santos. O encontro é promovido pela Pastoral da Juventude Rural com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado.

Durante os seis dias, estão programados seis mesas redondas que vão colocar em pauta temas como a conjuntura brasileira, reforma agrária, agricultura familiar e agroecologia. Também serão ministradas 53 oficinas, entre elas: tecnologias para a convivência com o Semiárido e o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Além disso, o evento promoverá uma caminhada com o mote “Juventude do Campo e da Cidade na luta pelo projeto popular”. “Os jovens vão viver uma semana rica em formação. Também teremos apresentações culturais e regionais de todos os estados envolvidos, será um momento de grande comunhão”, afirma o secretário nacional da Pastoral da Juventude Rural, Laécio Vieira.

História – Com o intuito de valorizar e fortalecer a identidade cultural e religiosa dos jovens do meio rural foi realizado no ano 2000, em Brasília, o I Congresso Nacional da Juventude Camponesa. Seis anos depois, também em Brasília, aconteceu o segundo encontro. Nessa edição, pela primeira vez, a juventude camponesa conseguiu entregar sua pauta de luta ao então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2014, o evento sai da capital do País para Pernambuco.

Serviço:

Evento: III Congresso Nacional da Juventude Camponesa

Data: 14 a 19 de janeiro

Cerimônia de abertura: terça-feira (14), às 19h

Local: Parque de Exposições do Cordeiro, av. Caxangá, nº 2200, Recife

Mais informações:

Assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco