segunda-feira, 12 de maio de 2014

GARANHUNS PARTICIPA DO III CONGRESSO DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE PERNAMBUCO

Na próxima quinta-feira (15) e sexta-feira (16), será realizado, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o III Congresso de Leitura e Contação de História de Pernambuco (Lercon). Com o tema central “Leitura e Esportes: Corpo, Mente, Transformação”, o objetivo do evento é debater sobre a relação entre corpo e mente para evidenciar que a mesma é de suma importância para a formação do leitor e para os desdobramentos nas aprendizagens de modo geral na vida. A Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns participa do evento apresentando dois projetos, sendo um deles por meio da Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” e outro das salas de leitura das escolas municipais.
Na sexta-feira (16), segundo dia do congresso, a Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” irá apresentar o projeto Contando Histórias, Semeando Esperança. A iniciativa apresenta a contação de histórias como agente facilitador no processo de humanização em espaços da saúde, centro de reabilitação e escola para pessoas surdas. O projeto teve início em 2007 e segue até hoje. Os participantes desenvolvem atividades externas nos hospitais e abrigos no município, com o intuito de promover alento e alegria a crianças, idosos e enfermos. Também será exibido o projeto de leitura “Minha Escola Lê”, que tem o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito da leitura com ações que resgatem o prazer em ler. O “Minha Escola Lê” é desenvolvido em salas de leitura, instaladas dentro de escolas de Garanhuns.
O Lercon 2014 é um congresso voltado para profissionais da educação básica e superior e este ano contará com alguns convidados especiais, entre eles, o ator, escritor e contador de histórias, Alexandre Camilo (SP); a psicoterapeuta e psicóloga Conceição Cavalcanti (PE); a jornalista Denise Pellegrini (SP); a especialista em literatura infantil, Erica Verçosa (PE); escritora, professora e contadora de histórias, Hellenice Ferreira (RJ); o jornalista esportivo Luís Ernesto Lacombe (RJ); o cantor e compositor Pedro Veríssimo (RS), entre outros convidados.