sexta-feira, 2 de maio de 2014

PROFESSOR E ESTUDANTE DE PERNAMBUCO SÃO PREMIADOS NA ANTÁRTICA




Eduardo Campos com o estudante  Valdemir
O competente Alvaro Deangelles, profissional do Projovem Urbano desde 2010 na função de professor em Saloá e atualmente faz parte da Coordenação Estadual localizada em Recife, desde o ano passado tem recebido premiações de trabalhos desenvolvidos com estudantes em técnicas de stop motion e recentemente acabou de viajar (março de 2014) acompanhando o estudante da rede de ensino estadual regular da Escola Estadual Monsenhor João Marques – Valdemir José da Silva como finalistas na  produção do vídeo premiado dentro do programa denominado PROANTAR na Antártica (Programa Antártico Brasileiro organizado pela Marinha Brasileira sobre as atividades desenvolvidas por brasileiros na região da Antártida também conhecida como Antártica).

Alvaro, Paulo Lins, Valdemir e Auxiliadora Azevedo

Antes da dupla (Professor Alvaro e estudante Valdemir) embarcar na viagem internacional compartilhando a felicidade com: Eduardo Campos (Governador de Pernambuco na época); Paulo Lins (Gestor da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional – GRE/AM); Maria Auxiliadora de Azevedo (Coordenadora Estadual do Projovem Urbano) e Elielda Duarte (Diretora Executiva do Projovem Urbano do Pólo Garanhuns), como pode ser visto pelas fotografias acima que foram enviadas pelo celular do professor. 

Valdemir José, Auxiliadora Azevedo, Elielda Duarte e Alvaro Deangelles


Luciano Andrade entrevistando Valdemir
Nesse momento de contagiante alegria, o estudante Valdemir foi entrevistado pelo radialista Luciano Andrade (Rádio 7 Colinas).

Ainda em Garanhuns, houve o apoio da Iza Calçados através do gerente Fernando que presenteou o estudante com sandálias da Coca-Cola e um belo par de tênis da marca Adidas para usar em sua viagem; assim como junto com o docente puderam escolher os kits de higiene pessoal para levar na Loja Kollinas.

O projeto “Brasil na Antártica” é um concurso cultural realizado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRIM) tendo como público-alvo jovens alunos do ensino médio de todo o Brasil com o propósito de estimular, reconhecer, divulgar e premiar os estudantes que demonstrarem através de vídeos a importância da participação do Brasil no Continente Antártico com enfoque nos aspectos políticos, ambientais, econômicos e sociais do país.

A viagem partiu da capital pernambucana (Recife) para o Rio de Janeiro para fazer cursos de sobrevivência no frio, receber informes técnicos sobre a viagem e dois dias de passeios pelos pontos turísticos da cidade. Depois seguiram para Pelotas no Rio Grande do Sul. Continuando o roteiro, de Pelotas para Punta Arenas no Chile onde fica uma base de apoio para todos os países da América do Sul, seguindo em um avião da FAB para a base Chilena na Antártica e posteriormente de navio até chegar à base brasileira. A programação na antártica se restringiu em conhecimento do continente da base de pesquisa com troca de experiências com todos os pesquisadores no local, assim como também foram homenageados em uma cerimônia de premiação para os vencedores.



Texto: Amanda Maciel – Equipe Pedagógica e Comunicação