quarta-feira, 5 de novembro de 2014

INSCRIÇÕES PARA O X CONCURSO PÚBLICO DE REG. DE PATRIMÔNIO VIVO SEGUE ATÉ 18 DE DEZEMBRO





Entre os dias 04 de novembro e 18 de dezembro de 2014, estarão abertas as inscrições para o X Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV). A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, visa garantir o reconhecimento, o apoio e, acima de tudo, a perpetuação dos conhecimentos e técnicas de mestres e grupos que se dedicam à produção e à difusão da cultura popular e tradicional.

Para concorrer, as candidaturas ao RPV devem ser propostas por prefeituras ou secretarias municipais de Cultura, pela Secretaria Estadual de Educação, pelo Conselho Estadual de Cultura, pela Assembleia Legislativa ou por entidades sem fins lucrativos constituídas há pelo menos dois anos e que tenham como uma de suas finalidades a proteção ao patrimônio cultural ou artístico estadual. A cada edição são escolhidos três novos Patrimônios e cada proponente só pode apresentar uma candidatura por ano.

Podem se candidatar pessoas físicas ou grupos culturais, constituídos juridicamente ou não. Para participar, devem apresentar declaração de renda e enquanto pessoa física, é preciso ter nacionalidade brasileira, residir em Pernambuco há mais de vinte anos e comprovar currículo de trabalho na área cultural pelo mesmo período de tempo. Já os grupos culturais, precisam comprovar ter vinte anos de existência no estado e atuação no fomento à cultura popular e tradicional por, pelo menos, vinte anos também.

As inscrições só podem ser feitas presencialmente na sede da Fundarpe, localizada na Rua da Aurora, 463/469, bairro da Boa Vista, no Recife, das 09h às 14h. O edital, o regulamento e os formulários estão disponíveis AQUI.

- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/patrimonio/governo-de-pernambuco-abre-inscricoes-para-o-concurso-do-patrimonio-vivo/#sthash.FosZEc7v.dpuf



RECONHECIMENTO EM VIDA 

A Lei de Patrimônio Vivo reconhece ainda em vida o trabalho dos mestres, mestras e grupos culturais de Pernambuco na construção de patrimônios culturais. A Lei prevê a concessão de bolsas vitalícias no valor de R$ 1.080,61 mensais para pessoas físicas e R$ 2.161,22 mensais para grupos culturais como incentivo do Governo de Pernambuco à realização e perpetuação de suas atividades. Além disso, os registrados na Lei do Patrimônio Vivo assumem a missão de transmitir os seus saberes a aprendizes em eventos ou em programas de ensino e aprendizagem promovidos pela Secult-PE e Fundarpe.

SERVIÇO:

Inscrições para o X Concurso do Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco

Período: 04 de novembro a 18 de dezembro de 2014

Endereço: Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – 

FUNDARPE, na Diretoria de Preservação Cultural – 2º andar (Coordenadoria de 

Patrimônio Imaterial), Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE

Horário: Das 09h às 14h

Informações:

- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/patrimonio/governo-de-pernambuco-abre-inscricoes-para-o-concurso-do-patrimonio-vivo/#sthash.FosZEc7v.dpuf



conosco:

GARANHUNS TEM MUITOS MESTRES QUE PODEM TER SUA INDICAÇÃO A EXEMPLO DE PRETO LIMÃO, GONZAGA DE GARANHUNS, REISADOS, ARTESÃOS, ENTRE OUTROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.