domingo, 22 de fevereiro de 2015

PARABÉNS ADISA VALENÇA PELOS SEUS 80 ANOS - Por Tiago Valença



           


    Garanhuns e região hoje estão em festa: Adisa Valença, grande professora, grande pessoa, de um grande caráter, uma enorme simpatia com todas as pessoas, comunicativa (gosta muito de se comunicar com familiares e amigos através de telefone), e uma das qualidades que agente mais admira nela: sua felicidade e sua enorme memória para lembrar datas de aniversários de nascimento, de batismo, de casamentos, de falecimento e muitas outras datas importantes, pois é, a grande Adisa, completa hoje, neste domingo, 22 de fevereiro, seus 80 anos bem vividos e nós que fazemos este blog e fazemos parte de sua família, com muito orgulho, fazemos para você DIZA, uma pequena homenagem, mas de coração e desejamos a você muita saúde, muita paz, muita felicidade que você já tem e que se Deus quiser comemorará muitas e muitas datas felizes como hoje junto com toda nossa família. Abaixo você vê um pequeno histórico desta grande pessoa, depoimentos de dois de seus filhos: Abilio e Doralice e logo abaixo algumas fotos. 





80° ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE
MARIA ADISA VALENÇA DE BARROS!

SALVE 22 DE FEVEREIRO DE 2015!

                De suma importância para o ser humano procurar reviver o passado, principalmente quando fatos relevantes se afiguram como motivo de júbilo para um grande número de parentes e amigos, bem como para gáudio de outra significativa parcela da população de uma cidade do porte ostentado pela famosa e querida Terra de Simoa Gomes, nossa Garanhuns!

                Maria Adisa Valença de Barros (inesquecível, famosa e queridíssima Professora em nossa acolhedora Terra de Simoa Gomes), filha primogênita do casal Amílcar da Mota Valença e Deolinda Silvestre Valença, nasceu em Garanhuns, no Distrito de São Pedro, no dia 22 de fevereiro de 1935.

               Boa parte de seu início de vida foi transcorrido junto a seus pais e a seus avós maternos José Silvestre da Silva e Emília Benevides Silvestre e de suas tias Maria José, Josefa, Júlia, Heroína e Laurinda, em São Pedro e, também, em Garanhuns, no seio da família de seus avós Abílio e Emília, sendo bem cuidada e festejada por eles e pelos seus tios Adelmar, Asnar e Abgar e por suas tias Alódia, Arlinda, Almira, Alcina, Anita, Abgail e Armida. 

             Seus estudos escolares foram realizados, inicialmente, na Escola Santo Antônio, administrada pela Família Miranda e, em seguida, no Colégio Santa Sofia, onde frequentou até a conclusão do Curso Secundário, em 1952. Em seguida, quando após se inscrever e realizar as provas estipuladas foi, devidamente, aprovada no vestibular do Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia do Recife.

               Ressalte-se, por oportuno, que significativa parte de sua vida foi totalmente dedicada à realização de prestar importantes serviços visando fundamentais apoios à educação de significativa parcela de alunos nascidos em                                      Garanhuns ou em outras cidades vizinhas, inclusive oriundas de outros Estados. Ressalte-se que ela, a partir do ano de 1956 e durante 10 (dez) anos consecutivos, fora os Dias Santos e Feriados, diariamente, ministrava aulas no Colégio Diocesano de Garanhuns, no Ginásio do Arraial (atual Colégio Mons. Adelmar), no Colégio Santa Sofia e no Colégio Estadual de Garanhuns.





              A Cerimônia do Casamento Religioso de Maria Adisa e José Henrique foi realizada, no dia 28 de abril de 1967, por Monsenhor Adelmar, na Igreja de Cachoeirinha dos Francisco, localizada entre Garanhuns e São Pedro.  A Cerimônia do Casamento Civil foi conduzida pelo Juiz de Direito e do Casamento da Comarca de Garanhuns, àquela época, Dr. Gabriel Wanderley Prazeres, e foi realizada, no dia anterior, na residência do casal Antônio Miranda e Laurinda, tios da nubente. 

              Após a realização da cerimônia do enlace, o casal seguiu para Recife, onde prosseguiu, no dia seguinte para o Rio de Janeiro, a fim de dirigir-se para a Cidade de Volta Redonda, onde iria residir, definitivamente.

               Os três filhos José Henrique, Abílio e Doralice nasceram em Volta Redonda, na seguinte sequência: maio de 1968, setembro de 1969 e setembro de 1970..

DEPOIMENTOS DOS FILHOS ABILIO E DORALICE SOBRE SUA MÃE ADISA:


                        DEPOIMENTO DE Abilio:

                A princípio parece ser difícil falar sobre a própria mãe.Poderia falar das qualidades de todas as mães , e cair no lugar comum.Não tenho o dom da palavra, não escrevo bem , como papai , mas falar de D. Adisa não vai ser complicado .

                                 Filha de Vovô Mica ,o qual dentre várias qualidades , herdou a simplicidade, bondade e a capacidade de ser  querido pelos outros , e filha de Vovó Dora , a qual herdou o amor ao próximo , a doação a família e a dedicação ao companheiro o qual escolheu para toda vida.( que bom que papai tem a dedicação reciproca ).

                                 Foi educada num ambiente inspirador da familia Mota Valença , e não preciso nominar os tios e tias , pois seria tema para outra homenagem , já que cada um deles contribuiu com a formação de todos nós , de várias formas .

                                 Dos seus 80 anos , tive a oportunidade de participar de 45. A forma de pensar , agir , conviver com a sociedade , cuidar da familia ,tem muito do que foi ensinado por ela e por papai ( ZECADISA )  , sim , pois não se pode falar de um sem o outro.Fui ensinadoe educado não com palavras , com ordens , mas com EXEMPLOS .Quando converso com meus filhos ,cito os exemplos dos seus avós . O tempo muda , mas a essência das coisas não muda !
                                  Os comentários dos ex- alunos , dos amigos dela  , dos meus amigos que a conheceram nos tempos do colégio e faculdade , dos familiares , é motivo de orgulho e satisfação para mim .Defeitos , boas qualidades , virtudes , todos nós temos . As coisas boas relativas a ela superam de longe as outras coisas , que se existem , sempre são em beneficio das outras pessoas .

                                  Estou escrevendo , hoje dia 21/02/2015 , véspera do seu aniversário , como não poderia deixar de ser (- " estou dando os parabéns hoje , de véspera , pois sei que amanhã você vai estar muito ocupada ... " )  . Quem não se lembra desta frase ????

                                   Mãe , obrigado por você existir , obvio que sem você, eu não estaria aqui , mas é muito gratificante ouvir  : Você é filho de Adisa ??? e vem a avalanche de comentários elogiosos !!!!!  TE AMO !!!!!!!

                                     seu filho Abílio Valença de Barros

DEPOIMENTO DE Doralice:

“UM BRILHO ESPECIAL”
“APARTIR DO MOMENTO EM QUE ELA ENTRA PELA PORTA, O LUGAR É IMEDIATAMENTE ILUMINADO E O SEU BRILHO É VISÍVEL A TODAS AS PESSOAS. NINGUÉM CONSEGUE EXPLICAR O QUE HÁ DE TÃO ESPECIAL EM SUA MANEIRA DE FALAR E DE SORRIR. É INEVITÁVEL QUE ELA SORRIA QUANDO OLHA PARA VOCÊ – NÃO NECESSARIAMENTE PORQUE A CONHEÇA, MAS PORQUE É O SEU JEITO DE SER, É O SEU BRILHO.”
“SEU AMOR PARA COM DEUS E PARA COM TUDO QUE ELE CRIOU É FÁCIL DE SER NOTADO, POIS ELA VIVE PARA MOSTRAR ESSE AMOR. SUA ALEGRIA É NATURAL E NUNCA FORÇADA.”
“SUA BONDADE EM SERVIR A TODOS E A QUALQUER UM QUE SE ENCONTRE EM SEU CAMINHO MOSTRA QUE ELA É UMA SERVA DE DEUS. SUA FIDELIDADE PARA COM AS RESPONSABILIDADES QUE RECEBE DEMONSTRA SEU ESPÍRITO EXCELENTE. SUA MANSIDÃO AO FALAR E AO SE RELACIONAR COM AS PESSOAS FAZ COM QUE ESTAS SE APROXIMEM DELA.”
ESTES FORAM TRECHOS DE UM LIVRO QUE LI, E DESCREVE BEM O JEITO DE SER DE DONA ADISA. AGRADEÇO A ELA POR TUDO QUE ME ENSINOU, COM SEU EXEMPLO DE VIDA. DESEJO TODA FELICIDADE DO MUNDO NESTE DIA EM COMPLETA 80 ANOS. TE AMO MÃE!!!

SUA FILHA DORALICE


ALGUMAS FOTOS:



Casal Feliz


                                                                               A Familia Reunida

Da Esq pra dir: Abilio (filho), Adisa, José Henrique (Marido), José Henrique Filho (Filho) e Doralice (Filha).

                                                          Filhos Doralice José Henrique Filho e Abilio

                                                    Primeira Comunhão de Abilio e José Henrique Filho

 José Henrique, Adisa o filho Abilio e esposa Adriana e os netos Vinicius e Gabriel.

A Madrinha de todos a Centenária e Tia de Adisa, Anita Valença, e toda a Familia do Filho Abilio (Abilio, Adriana, Vinicius, Gabriel) e a filha Doralice com o seu marido Luiz Roldão (Lulu). 

                                 Adisa e os Netos Gabriel e Vinicius (filhos de Abilio e Adriana).

 O Filho José Henrique Filho com a esposa Dorinha e seus filhos Renato e Ricardo.
Adisa e seus netos Ricardo e Renato (filhos de José Henrique Filho e Dorinha)

                                                                 Filha Doralice com Adisa e José Henrique 

                                                         Filha Doralice e seu marido Luiz Roldão (Lulu).