quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

-----A Educação no Combate à Criminalidade-----


Depois de inaugurar o Posto de Saúde, Cozinha, Biblioteca Dom Hélder Câmara e a Sala de Aula – Jornalista Ulisses Pinto, a cadeia Pública de Garanhuns divulga as primeiras ações do Projeto “Educar para Ressocializar”, em 2010, nas áreas de Educação e Assistência Social.
Segundo o Diretor da CPG, Dr. Antônio Carlos de Santana, a meta é que todos os detentos tenham acesso a educação e inclusão social. Para isto, no próximo mês mais 60 alunos irão à Sala de Aula onde será ministrada alfabetização (Projeto Paulo Freire), além das disciplinas inclusivas como cidadania, cultura religiosa, Moral e Cívica, Artesanato, Canto e Artes Cênicas, já aplicadas com sucesso pela professora Selma Mello.
Na área de Assistência Social e saúde, além de atendimento médico-hospitalar, existe a terapia ocupacional feita através do cultivo do belo jardim, de uma vasta horta e breve será inserido uma granja ( que contará com 400 pintos criados para consumo interno), e a conclusão das construções de um poço artesiano que visa suprir a carência de água e a calçada, esta feita pelos detentos da cidade de Canhotinho.
A religiosidade, outro ponto fortemente explorado, respeita as diversidades culturais e religiosas de cada detento, com inclusão de palestras, estudo bíblico e realizações de cultos e celebrações eucarísticas.
Dentro das metas do projeto, 1º no Estado de Pernambuco, já estão sendo tomadas as providências para a implantação da uma Sala de Inclusão Digital, Oficinas de Chocolate Artesanal, Pintura em sal, Serigrafia, Fábrica de Confecções, Fabricação de cadeiras com garrafas pet, Lançamento de Cartilha da Reeducação e um mutirão solidário para emissão de documentos.
De acordo com o Dr. Antônio Carlos, a expectativa é começar o ano com uma nova filosofia de vida, “Nós pedimos a colaboração e o empenho da população, pois a violência deve ser combatida com ações preventivas e de socialização feitas de forma enérgica, rápidas e inclusivas”.
A professora de inclusão social, Selma Mello, que uniu o projeto pedagógico de sua autoria ”A importância do Assistente Social na Reintegração e Ressocialização do Sentenciado” ao Projeto - Paulo Freire- Pernambuco escolarizado, sob a responsabilidade da Srtª Edinha, é otimista ao salientar que ambos são de fundamental importância para que os trabalhos na CPG tenham uma maior dimensão, principalmente depois do evento ocorrido mês passado, quando representantes de vários segmentos sociais do Estado de Pernambuco estiveram na unidade para testemunhar mais este marco na história de Garanhuns.


Da Esquerda para direita; Policial Civil a serviço de Dr. João Justino - Drª. Milena (Juíza de Direito de Garanhuns) - Dr. Antônio Carlos (Diretor CPG - Cadeia Pública de Garanhuns) - e CEL. Venturino Secretário da SERES-PE (Secretaria de Ressocialização)

Professora da Cadeia Pública de Garanhuns, Selma Mello, homenageando o CAPITÃO Lucena - em Ato Solene realizado na CPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.