Segundo a Lei Municipal nº 3620, Art. 48, a Zona Histórico-Ambiental (ZHA) compreende a porção do tecido urbano que concentra os monumentos, equipamentos e conjuntos urbanos historicamente significativos, além de imóveis e espaços públicos com considerável arborização e disponibilidade de solo natural que constituem relevante registro da formação urbana da cidade.
O Art. 49 diz que nas ZHA deve-se observar o objetivo de preservar e conservar as características ambientais, morfológicas e tipológicas, compreendendo ações no sentido de:
1- Preservar monumentos, equipamentos e conjuntos urbanos historicamente significativos;
2- Preservar os imóveis e espaços públicos com considerável arborização e solo natural;
· 1º - Será adotado o procedimento de Análise Especial para todas as intervenções arquitetônicas e urbanísticas. Bem como autorização para instalação de atividades na ZHA, considerando:
· 1- A importância histórica do imóvel;
· 2- a importância estilística da edificação;
· 3- a importância ambiental e paisagística relativa à arborização e ao solo natural do imóvel;
E 2º , é vedado o desmembramento de lotes nesta zona.
O lugar onde jazia a casa do professor Ruber van der Linder, que foi derrubada na administração do então prefeito Bartolomeu Quidute. Protestos e reclamações foram feitos com a finalidade de preservar a memória daquele que participou, com muita propriedade, da construção de uma nova Garanhuns, nada adiantou.
O castelinho ruiu...
O local atualmente pertence ao Dr. Tiago Neves, engenheiro responsável pelo progresso que desponta na cidade de Capoeiras e que já tem planos para o local.:
A construção de um Posto de Gasolina. A polêmica é: o local não é uma zona ZHA...Ou é? Bem, uma vez que “era uma vez um castelinho onde vivia o professor Ruber, situado na cidade do “já teve”...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.