A competição é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O lançamento oficial aconteceu na terça-feira (2), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Em Recife, o lançamento acontece no próximo dia 19 de março, no Museu do Homem do Nordeste, a partir das 10h30.
Esse ano, a expectativa do MEC é alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de 300 mil professores em todo o Brasil. Para que os docentes se inscrevam, as secretarias estaduais e municipais precisam aderir ao concurso. Na primeira edição, realizada em 2008, o concurso atingiu seis milhões de alunos.
A novidade desse ano é a participação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Eles concorrerão com o gênero textual crônica. Os participantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental participarão com textos do gênero poema; os do 7º e 8º ano, gênero memórias literárias. No Ensino Médio, os alunos do segundo e do terceiro anos devem concorrer com artigos de opinião. O tema para todas as categorias é: “O lugar onde vivo”.
A Olimpíada é estruturada em cinco fases. A primeira acontece na própria escola de onde deve sair um texto de cada categoria. Na segunda etapa, que acontece entre 17 de agosto e 3 de setembro, as secretarias municipais recebem os textos e selecionam até 15 textos por categoria.
Nas próximas etapas, aluno e professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual (3ª etapa) receberão medalhas e livros; os 152 finalistas (da 4ª etapa), medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional (5 de cada categoria textual) ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.