sábado, 27 de março de 2010

Troque Lixo por Livro




O Centro de Controle Ambiental (CCA) do Município, órgão ligado a Secretaria de Saúde, está desenvolvendo dentro do Plano de Contingência da Dengue, o projeto Troque Lixo por Livro. Trata-se de uma ação desenvolvida pela equipe de Educação em Saúde nos bairros onde a infestação predial do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, tem sido elevada. A proposta é juntar, nesses locais, a maior quantidade de lixo descartável que pode vir a acumular água, e trocar esse lixo por um livro.

Segundo o educador em Saúde do Município, Eliel Duarte, Garanhuns possui atualmente um índice elevado de infestação da Dengue, de acordo com o que estabelece o Ministério da Saúde. As chuvas repentinas e o calor intenso favorecem ainda mais a multiplicação e o desenvolvimento rápido do mosquito. “Por isso, nós estamos articulados e trabalhando junto a população para evitar a proliferação da doença na nossa Cidade”, chama atenção o Educador. 

No início do mês, o CCA conseguiu arrecadar cerca de 300 livros através de doações. O bairro do Magano foi o primeiro a ser beneficiado com essa ação. “O Magano foi escolhido por ser o local da cidade onde identificamos o maior número de focos. A população colaborou, e conseguimos arrecadar bastante lixo descartável, que pretendemos vender para adquirir novos livros”, revela Eliel Duarte.

O próximo bairro a receber o projeto será a Boa vista, outra localidade que preocupa a Prefeitura devido ao número de focos da Dengue. “É importante que a população descubra o valor da sua participação nessa campanha contra Dengue, pois quem efetivamente combate o mosquito é quem está em casa. Por isso, nós pedimos a colaboração das pessoas da Boa Vista, que já podem começar a recolher o lixo descartável de casa para nos entregar”, apela o Educador em Saúde, Eliel Duarte. A data da próxima ação será divulgada nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde está arrecadando livros didáticos, paradidáticos e revistas instrutivas, em bom estado de conservação, para dar continuidade ao Projeto, que além de combater a Dengue, também incentiva a leitura. Quem puder fazer sua doação deve entregar o livro ao Agente de Endemias do seu bairro, ou entrar em contato com o pessoal do Centro de Controle Ambiental, através do número (87) 3762-7024, que vai recolher os livros na residência do doador.

ÍNDICES - No mês de janeiro deste ano, o município de Garanhuns apresentava um índice de infestação predial de 7.9 percentuais. Depois de identificado esse percentual, a equipe de Saúde vem realizando atividades de campo e atividades de educação em saúde para diminuir o número de focos. “Hoje já conseguimos reduzir o índice para 5.8 pontos percentuais. Resultado do trabalho integrado da Prefeitura e do esforço da população de Garanhuns, pois a Dengue se combate com a participação da comunidade. E precisamos continuar no combate a Dengue para evitar a volta da doença ao Município”, destaca o Educador em Saúde, Eliel Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.