quinta-feira, 22 de abril de 2010

21/04/2010 :50 ANOS DE BRASILIA e 25 ANOS DA MORTE DE TANCREDO NEVES




Escrito por Inaldo Sampaio
21 de Abril de 2010 às 19:25:45


Hoje comemoram-se os 50 anos da fundação de Brasília, pelo presidente JK, e os 25 anos do falecimento do ex-presidente Tancredo Neves.

Tancredo foi o maior gênio político brasileiro da segunda metade do século XX, do que deu provas quando costurou sua candidatura a presidente da República no instrumento engendrado pelos militares para manterem o poder sob controle: o Colégio Eleitoral.

Sua história se liga com Pernambuco por uma série de acontecimentos políticos da década de 50 para cá, a saber:

1)      Armando Monteiro Filho foi ministro do gabinete parlamentarista chefiado por ele.
2)       No MDB, ele fez parte do “grupo moderado” do partido, junto com Thales Ramalho, de saudosa memória, em contraposição ao “grupo autêntico”, constituído por Marcos Freire e Fernando Lyra.

3)      Fernando Lyra foi o principal articulador da candidatura dele a presidente da República, em 1984, após a derrota da emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria as eleições diretas em nosso país.

4)      Roberto Magalhães, governador eleito pelo PDS, que dava apoio ao regime militar, dissentiu do partido e do governo e bandeou-se para as hostes de Tancredo. Jarbas Vasconcelos, correligionário de Tancredo no MDB, negou-se a apoiá-lo no Colégio Eleitoral. Absteve-se.

5)      Marco Maciel era o preferido de Tancredo para ser seu vice mas como havia sido eleito pela Arena, partido que não existia mais, havia o risco de sua candidatura ser impugnada, o que o levou a perder a vaga para José Sarney.

6)      O documento constitutivo da “Aliança Democrática”, que levou Tancredo e Sarney ao poder, foi subscrito por apenas quatro brasileiros: Tancredo e Ulysses Guimarães pelo MDB, Marco Maciel e Aureliano Chaves pela dissidência do PDS.

7)      Fernando Lyra foi o 1º ministro da Justiça da Nova República, inaugurada em 15 de março de 1985, nomeado por Tancredo e confirmado no cargo por José Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.