Estamos a mercê este ano de mais uma política a nível nacional. Mais um paiol de bobagens, discursos abaladores e desafiadores nos serão transmitidos em redes de canal aberto e fechado. Temos em nosso cenário as seguintes e mais fortes opções e representações políticas nacionais, Dilma Rousseff (a quem costumo chamar de Dilma Russein) e o Ex-Ministro da Saúde e ex Governador do Estado de São Paulo José Serra (o pistoleiro da direita). Correndo e comendo pelas beradas, igualmente aos mineiros temos os nomes, digamos, menos “inexpressivos” de Marina Silva e Ciro Gomes, além dos que pretendem anular o voto, votar em branco e os indecisos.
O Instituto de pesquisas Datafolha divulgou recentemente a que podemos chamar de manipuladora pesquisa eleitoral, onde nos mostra o seguinte:
José Serra, candidato do PSDB à presidência, voltou a abrir vantagem sobre Dilma Rousseff (PT) em pesquisa de intenção de voto feita pelo Datafolha. A vantagem do tucano sobre a petista, que era de quatro pontos percentuais na sondagem do mês passado (Fevereiro), agora é de nove pontos. Enquanto Serra ganhou quatro pontos e chegou a 36% das intenções de voto, Dilma oscilou negativamente um ponto, e agora tem 27%.
A pesquisa do Datafolha divulgada no último sábado, se combinada com as reportagens de capa da “Veja” referentes ao caso “Bancoop” que procuraram relacionar a Ministra Dilma e o PT com o citado caso, mais os ataques ao ex-ministro José Dirceu em relação ao requentado caso “Eletronet” e as acusações contra o Presidente Lula e a Ministra Dilma Roussef por pretensa campanha eleitoral antecipada, é parte de uma estratégia de desespero da oposição brasileira e seus aliados representados pela elite que sempre governou o Brasil até 2002. Não esquecendo que o principal braço político desta elite esta na mídia, uma verdadeira rede de empresas de comunicação, cujos principais representantes são a Globo, o Estadão, a Folha e uma articulação de mídias espalhada por todo Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, conhecida como Partido da Imprensa Golpista, o PIG, desde 2006, ano em que atuaram fortemente contra a reeleição de Presidente Lula.
Esta pesquisa caiu como uma luva para as necessidades urgentes da oposição e do PIG, na medida em que demonstra uma pretensa subida de José Serra e também uma outra pretensa paralisação no crescimento da Ministra Dilma Roussef. Se analisarmos em detalhes os números de Serra e Dilma, facilmente observaremos que estão estritamente no máximo da possibilidade da margem de erro de dois pontos percentuais. Serra que na pesquisa Datafolha de um mês atrás tinha 32% das intenções subiu exatamente quatro pontos e foi a 36%, portanto apenas dois pontos a mais que a margem de erro. Dilma que chegou a 28%, no ultima Datafolha teria caído para 27%, uma queda de um ponto, também dentro da margem de erro. Essa verdadeira “mexida nos números”, mesmo que tenha sido feita com no máximo quatro pontos resultou em uma diferença de nove pontos, que para efeito de mídia, principalmente para as pessoas que ainda não tem consciência de como se pode manipular uma pesquisa, engana e muito.
Nesse sentido, os números do Datafolha seguem sempre as variáveis dentro da margem de erro porque se outra empresa de pesquisa, por exemplo, o Vox Populi, divulgar uma pesquisa com Serra e Dilma empatados na casa dos trinta pontos, o Datafolha poderá argumentar que não errou e que as pesquisas estão na margem de erro.
O fato é: ficaremos a ver navios. Tenho total convicção de minha intenção de voto, será nulo ou não irei às urnas no dia da chamada “democracia”, pois, estes que aí estão no pleito não fazem juz ao meu voto. E você eleitor leigo tome ciência de que o seu voto em branco somará a legenda daquele melhor votado no primeiro ou no segundo turno.
Voto em branco:
Indiferença total - significa que qualquer um serve.
Voto nulo:
Rejeição a todos os candidatos - significa que o eleitor não aceita nenhum dos candidatos.
(Da Redação Rede Arena_foto_arquivo, Dilma Rousseff e José Serra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.