Foto divulgação
A Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, neste ano, inovou as comemorações juninas nas escolas do Município através da vivência de projetos interdisciplinares. O objetivo foi resgatar e valorizar os verdadeiros costumes destas festividades.
Os projetos: “A Cultura Nordestina Cantada por Luiz Gonzaga”, da Escola Virgília Garcia Bessa; “Festas Juninas é no arraial do Elias”, da Escola Elias Alves; “Festividades Juninas: o passado que o presente esqueceu”, da Escola Antonio Alves; “Agricultura Familiar Camponesa” da Escola Ernesto Gueiros; “O milho e a produção do conhecimento do campo para a escola da vida” da Escola Manoel Gonçalves Neto; “Valorização do homem do campo e das práticas agrícolas desenvolvidas na comunidade do sítio Baixa da Telha” da Escola Antonio Firmino; “Comemorando as festas juninas no campo” da Escola Emília da Mota Valença; “Resgatando as Festas Juninas no Campo” da Escola Antonio Ferreira; “Vivendo e revivendo as Festas Juninas” da Escola Francino Albino; foram todos desenvolvidos em educandários localizados na área rural de Garanhuns, articulando a realidade do campo e a cultura.
As escolas do espaço urbano também fizeram parte deste contexto, vivenciando projetos como: “São João – Cultura e Tradição”, pela Escola João Pessoa; e “São João – vamos forrozar”, da Escola Bezerra de Menezes. “A festividade junina se constitui numa temática riquíssima, que deve ser vivenciada pelas escolas onde os professores possam explorar os vários saberes populares, inserindo elementos de forma a ampliar o universo cultural dos estudantes. Portanto, a escola como instituição responsável pela construção de saberes, conservação do patrimônio e disseminação da cultura, tem um papel fundamental neste processo”, registrou a secretária de Educação, Edilene Vilaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.