Em Quipapá, a técnica torna-se mais diferenciada ainda por causa da dobra, o que garante um acabamento perfeito. Ao mesmo tempo em que costura moda, o projeto Pernambuco com Design contribui para o resgate da cultura e do artesanato pernambucano, gera emprego e renda, fatores que mostram seu lado de política pública, e alinhava novos rumos para as participantes, com a melhoria da auto-estima e ampliações de seus conhecimentos gerais, atestando seu aspecto social mais profundo. Seus objetivos passam, ainda, pelo intercâmbio de talentos entre designers renomados com as artesãs e costureiras, no processo produtivo para mercados exigentes, que necessitam da mão-de-obra com a costura de excelência; contribuição para o desenvolvimento sustentável focado na prospecção mercadológica, no conceito de auto-gestão e no saber fazer de cada associação; capacitações em Português e Matemática, gestão, associativismo, customização, costura reta, aprimoramento em corte e costura, história da moda, planejamento de produto e comercialização. O projeto Pernambuco com Design também está sendo realizado em outros Municípios do Estado de Pernambuco; Passira, no agreste pernambucano, com as capacitações do estilista Ronaldo Fraga, Recife (Brasília Teimosa), com a Movimento de Tininha da Fonte e em Fernando de Noronha com Melk Zda.
http://www.leiamoda.com.br/ - por Marcelle Farias
Walter aproveitou o tema da coleção – Continentes – para explorar esse fabuloso intercâmbio entre os “continentes” de Quipapá, São Paulo (onde mora e mantem seu ateliê) e a África. E um dos resultados foi a realização de um sonho: ter só modelos negras na passarela.
A coleção do Walter é inspirada na Àfrica que existe no Brasil, mais especificamente em Quipapá, cidade a 300 km de Recife, no estado de Pernambuco, e que fica a 50 km de onde existia o famoso Quilombo dos Palmares, refúgio de negros que conseguiam fugir da escravidão dos engenhos de cana da região.
Walter está fazendo um trabalho de capacitação de costureiras em Quipapá . Ao todo, 23 mulheres foram treinadas por ele para aperfeiçoar suas técnicas e poder produzir para a indústria de moda nacional. Elas tiveram, através do estilista, seu primeiro contato com uma máquina de costura industrial.
http://colunas.gnt.globo.com/provadorassa/
Blog Politica e Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.