Exposição "O Negro no Futebol Brasileiro" tem caricaturas como a de Pelé, feita por Miécio Caffé |
A história do futebol brasileiro é cheia de ótimos jogadores negros de futebol. Um dos mais conhecidos é o Pelé, que jogou pela seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. Mas muitos outros bateram um bolão, como Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Castilho, Didi, Djalma Santos, Jairzinho e Garrincha.
No entanto, os negros nem sempre puderam jogar futebol no Brasil. Quando o esporte chegou por aqui, no começo do século 20, só pessoas brancas e ricas podiam entrar em campo. Alguns negros, como o jogador Arthur Friedenreich, tinham que alisar o cabelo para parecer branco e poder participar.
Ainda bem que isso acabou, e muitos jogadores negros alegraram a torcida brasileira com seus passes, dribles e gols. Para homenageá-los, a exposição "De Arthur Friedenreich a Edson Arantes do Nascimento - O Negro no Futebol Brasileiro", no Museu Afro Brasileiro, reúne fotos, esculturas, textos e caricaturas sobre esses atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.