sábado, 26 de junho de 2010

SÓ UM LOUCO APOSTARIA NO SEGUNDO TURNO - Magno Martins

Em um quadro apresentado pela última pesquisa do Ibope, só um louco apostaria no segundo turno”  (Ex-deputado Maurílio Ferreira Lima ao analisar detalhadamente os últimos números da pesquisa CNI/Ibope)
Cheiro de goleada

Faltando ainda 10 dias para começar a campanha de rua, a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, colocou cinco pontos na dianteira do tucano José Serra, com quem polariza a corrida presidencial. A ultrapassagem era prevista por causa da oscilação positiva da ex-ministra. Surpresa, na verdade, foi Dilma já empatar em São Paulo, principal base do PSDB, de onde o tucano, por ter sido prefeito da capital e em seguida governador, esperava colocar uma dianteira de quatro milhões de votos para equilibrar o jogo diante do favoritismo da candidata de Lula nas demais regiões. No Rio e Minas, igualmente no Sudeste, Serra também perde. Como já estava em desvantagem no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, as chances de ocorrer segundo turno se reduzem cada vez mais. Pode haver uma goleada? É possível! Quem define eleição presidencial é o fator econômico e não há sinais de que a economia, estável, sofrerá abalos. O fato, entretanto, que pesa mais é a força do presidente Lula, cuja aprovação do Governo é alta e caiu no gosto popular como o pai dos pobres. Juntem-se a isso os desencontros no discurso de Serra, os erros cometidos na estratégia inicial da sua campanha, a bagunçada agenda do candidato e seu marketing, que não consegue encontrar uma linha consistente, agressiva e persuasiva. A goleada pode ser a entrada definitiva de Lula na campanha, o que se dará logo após a Copa do Mundo. Nem o guia eleitoral será capaz de reverter.
SEM EFEITO - O programa eleitoral de Serra que foi ao ar há 15 dias agradou a gregos e troianos de marketing político, mas não surtiu efeito no povão. Do contrário, o tucano teria aparecido melhor situado na pesquisa CNI/Ibope divulgada na última quarta-feira. Ela foi a campo uma semana após a exibição do programa. Daí, a razão do PSDB ter contestado os números.
Cassação, já!
O excesso de prazos concedidos pelo juiz de Pesqueira, André Carneiro, à prefeita Cleide Oliveira, no processo em que foi cassada, levou a oposição no município a entrar com uma representação no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. O anjo protetor dela é um grande mistério!
Agenda no Araripe
Jarbas Vasconcelos tem agenda, hoje, no sertão do Araripe. Começa por Ouricuri, passa por Trindade e acaba em Araripina. No roteiro, caminhada pela feira, reunião no Clube dos Diretores Lojistas com lideranças políticas e jantar na fazenda de Walmir Lacerda Filho. Acompanham o pré-candidato da oposição a sua vice Miriam Lacerda e o candidato a senador - Marco Maciel (DEM).
Pegou mal
Em busca de preciosos dois minutos para reforçar o tempo de propaganda eleitoral na tevê, o pré-candidato tucano ao Planalto, José Serra, apareceu em rede nacional ao lado de Roberto Jefferson, o homem bomba do mensalão. O único, aliás, a confessar que embolsou R$ 4 milhões no esquema montado por José Dirceu.
Lyra se antecipa
O vice-governador João Lyra Neto (PDT) se antecipou e praticamente confirmou que seria anunciado nos próximos dias pelo governador Eduardo Campos como candidato à reeleição em sua chapa. A sinalização foi dada, ontem, numa entrevista à Rádio Cultura de Caruaru. Ele não enxerga motivos para ser rifado.
Curtas
DOAÇÃO - O prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca (PSB), foi conferir, ontem, o sucesso da tenda armada na futura arena da Copa. Os que foram ali conferir o jogo Brasil x Portugal levaram donativos para os desabrigados pelas cheias.
AJUDA - Depois de 15 dias exilado em seu município, um dos mais atingidos pelas chuvas na Mata Sul, o prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho, passa a próxima segunda-feira no Recife tentando mais ajuda junto a diversos órgãos do Governo.
MAIS UM - O ex-prefeito de Tabira, Josete Amaral, ligadíssimo a Mendonça Filho, está ameaçando apoiar a reeleição de Eduardo Campos, mesmo tendo que se compor no município com o prefeito Dinca Brandino, inimigo figadal.

Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.