sexta-feira, 30 de julho de 2010

FAMÍLIAS DE ESCADA TROCAM GELADEIRAS VELHAS POR NOVINHAS EM FOLHA!




A ação integra o Programa de Eficiência Energética da Celpe, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional

A imagem que se via ao entrar na Prefeitura de Escada nesta quarta-feira (28) era de centenas de geladeiras velhas enfileiradas. Mas o motivo era para se comemorar. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional, distribuíram no município os primeiros novos refrigeradores as famílias vítimas das chuvas que castigaram, em junho, a Zona da Mata Sul do Estado. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpe que prevê a doação de 50 mil lâmpadas e 10 mil geladeiras econômicas a famílias da região atingidas pela calamidade.  O presidente da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini, o secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, e o prefeito da cidade, Jandelson Gouveia, entregaram, simbolicamente, às 11h, na sede da administração municipal, uma geladeira a Maria dos Prazeres de França, moradora do município e uma das beneficiadas pelo programa.

Em Escada, onde a entrega prossegue até o sábado (31), serão contemplados aproximadamente mil clientes, mas o presidente da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini, disse, durante a solenidade, que se for necessário a companhia vai aumentar o número de geladeiras que serão entregues. “Com essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional e com as prefeituras municipais, encontramos uma oportunidade de desenvolver nosso projeto de maneira mais ágil e estruturada. Para nós da Celpe é muito importante poder prestar um serviço público e ajudar a população de Pernambuco”, declarou Ciarlini.

A previsão da Celpe é estender o programa aos 29 municípios afetados pelas inundações. Inicialmente, a concessionária fará a doação dos produtos eficientes para as residências que apresentam condições de segurança e moradia. As famílias que perderam os refrigeradores durante as enchentes, mas atendem aos critérios do programa e estão no cadastro do Governo Estadual de reconstrução, também poderão receber novas geladeiras. A Celpe distribuirá cupons que poderão ser trocados pelos refrigeradores, quando as famílias já estiverem reassentadas e possuírem novos números de contrato.

“Muita gente que foi atingida pela calamidade não tem condições necessárias para  comprar sua geladeira e seus móveis. Com este programa estamos dando um conforto maior a essas famílias, dando condições para que elas possam conservar melhor seus alimentos, economizar energia e, assim, ter um aumento de renda. Só em Escada, serão atendidas mais de 5 mil pessoas, mas com essa parceria nós vamos a todos os municípios de Pernambuco, começando pelos que foram atingidos pelas chuvas”, adiantou o secretário José Patriota.

Em Amaraji, segunda cidade a receber a equipe da Celpe, o cadastramento foi realizado entre os dias 20 a 22 e abrangeu 471 famílias. Os beneficiados irão receber as geladeiras nos dias 4 e 5 de agosto. Na cidade de Primavera, as inscrições acontecem, até esta quarta-feira, na Praça Marechal Castelo Branco. O cadastro dos candidatos está sendo efetuado no caminhão do Projeto Educação com Energia. A entrega nesse município será feita nos dias 12 e 13 de agosto.

A moradora de Escada, Marili Santos da Silva, falou emocionada durante a solenidade em nome dos beneficiários. “Faz 54 anos que moro aqui e nunca vi uma coisa dessa: entregar uma geladeira velha e receber uma nova”, declarou. O prefeito Jandelson Gouveia também estava muito feliz com o ato. “Um momento especial como este, tão
grandioso para o município, não podíamos deixar de participar. Sabemos quanto pesa uma geladeira velha na conta no final do mês. Mas fico mais feliz ainda em ver a felicidade estampada no rosto dessa gente que sofreu tanto com as enchentes”, disse.

O Programa de Eficiência Energética substitui geladeiras em mau estado e lâmpadas incandescentes, por produtos eficientes com a finalidade de evitar o desperdício de energia. Incentiva o consumo econômico e a adequação do valor da conta ao orçamento doméstico em comunidades de baixa renda.

Para receber um novo refrigerador, o candidato deve estar inscrito na tarifa social de energia elétrica, apresentar os três maiores consumos dos últimos doze meses com média superior a 60 kW/h e possuir uma geladeira em mau estado de conservação. No ato da inscrição, deverão ser apresentados documentos de identidade, CPF e a última conta de energia quitada. Para a troca por lâmpadas fluorescentes, o cliente deverá levar três lâmpadas incandescentes usadas ou queimadas.

--
Ida Comber
Superintendente de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.