domingo, 1 de agosto de 2010

A FECOMÉRCIO IRÁ A CHINA



Em outubro, nova missão empresarial da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) estará na China, mantendo contatos empresariais nas províncias de Pequim, Xangai e Cantão. Trata-se de mais um esforço da referida entidade, buscando atrair investimentos da poderosa nação asiática, considerada por todos uma potência mundial. Em 2007, o primeiro grupo que saiu do Recife era constituído de 120 empresários, presidentes de entidades de classe, integrantes de universidades e técnicos especializados.
O país a ser visitado novamente estará completando, em setembro, 61 anos da Revolução vitoriosa sob a liderança de Mao-Tse-Tung, que mudou a história e a trajetória da China, de modo a  influenciar de maneira decisiva as estratégias geopolíticas e econômicas nos tempos atuais.
A participação chinesa no crescimento mundial é superior à dos Estados Unidos e sua economia é considerada por muitos mais aberta do que a do Japão, segundo os padrões internacionais.
Chama atenção de todos a hibridez de um país politicamente fechado, com restrições às liberdades, conviver e adotar práticas nitidamente capitalistas, que os seus líderes denominam de economia de mercado socialista, expressão inexistente nos antigos regimes marxistas duros, que desmoronaram com a diluição da União Soviética.
Um exemplo concreto da rigidez que ainda persiste é constatado em Xinjiang (Turquestão Oriental), embora tenha sido abrandado recentemente, com autorização à população de acessar a internet, ainda parcialmente censurada pelo governo central chinês.
É interessante assinalar que o Brasil restabeleceu relações diplomáticas com a grande nação asiática em 1975, sendo intensificada nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.
No período anterior a 1949, precedente à Revolução, a base da economia chinesa era bastante atrasada, circunstância que surpreendeu o mundo depois que alcançou enorme crescimento econômico.
Daí porque é válida a presença da comitiva da Fecomércio naquele país, novamente, por ser a segunda economia mundial, capaz de manter maior fluxo comercial com o Brasil e Pernambuco, em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.