sexta-feira, 27 de agosto de 2010

OUVIDORIA ITINERANTE CHEGOU A GARANHUNS

                                                        Dr. Thomáz Edson - Ouvidor Geral

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco além de prestar um grande trabalho ao cidadão tem outra particularidade em relação as diretrizes dos Direitos Humanos e Cidadania: 
Apesar do planejamento, e a expansão dos recursos (Delegacias, telefones 0800 e portais online), a SDS esbarra numa triste realidade: a grande maioria das pessoas se calam diante das possíveis atrocidades policiais pois se encontram carentes de coragem e assim sendo, não são capazes de gerir esse trabalho social .
A pressão por parte da população é grande e maior ainda são as cobranças de uma maior atuação por parte das autoridades e por isso, o plano coordenado pelo Ouvidor Geral e policiais altamente qualificados, traz em seu guarda-chuva o Programa Especial “Ouvidoria Itinerante” "que é mais um recurso essencial para construir um elo de informações e ajuda mútua entre polícia e cidadão.
A criação da Ouvidoria Itinerante é resultado de estudos do jovem advogado Dr. Thomáz Edson Xavier, que ocorre numa época de grandes preocupações com os indicadores socioambientais, principalmente quando colocamos o nosso estado como em franco desenvolvimento.
A questão principal da Ouvidoria é cuidar da segurança dos cidadãos pernambucanos e para isto foi criado, em 2008, um super ônibus confortável, com capacidade para receber deficientes físicos, 4 salas de ouvidoria e instrumentos de trabalho de ultima geração. O primeiro trabalho Itinerante, que é voluntário, aconteceu no carnaval de 2010, na cidade de Recife e desde então já visitou 20 cidades escolhidas através da IS: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Salgueiro, Belém de São Francisco, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Custódia, Caruaru, Arcoverde, Pesqueira(considerada até então, a cidade que mais houve participação popular deixando claro como a inteiração pode ser absoluta), Bom Conselho, Correntes, Garanhuns(durante o Festival de Inverno), Capoeiras, Caetés, Belo Jardim, São Bento do Uma, Cachoeirinha e São Caetano.
A Secretaria pretende, com a ação, ir até o cidadão para dar respostas aos seus anseios e criar uma nova indentidade: povo/ polícia/segurança, ouvindo moradores, suas reclamações quanto a segurança na cidade, denuncias e solicitações entre outros serviços de atendimento pertinentes a segurança.
É  importante frisar que a solução para cada problema apresentado pode não ser imediata uma vez que a infração segue até a Corregedoria ou o Ministério Público, que atua como componente da estrutura orgânica, representando o cidadão.
O Secretário da SDS, Dr. Wilson Salles Damásio é cauteloso e exige total disciplina funcional e tranquilidade para que o trabalho seja executado com rigor e absoluto sigilo. Para tal os ouvidores são  instruidos, capacitados além de se tratar de pessoas que passam por um estudo rigoroso de conduta exemplar, fator primordial que o credencia para a função.
As queixas mais freqüentes contra a polícia são arbitrariedade e abuso de poder e em resposta à denuncias feitas existe aplicação de penas e até mesmo de expulsão computadas pela secretaria.


Qualquer informação ou queixa pode ser feita através do portal da SDS ou pelo fone:

0800 081 5001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.