quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AINDA O DIPLOMA JORNALISTICO

 Senado faz novo esforço concentrado nesta semana e PEC do Diploma pode ir a voto


Uma reunião nesta terça-feira (31/08) entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e líderes partidários definirá a pauta de votações para o esforço concentrado desta semana. A Proposta de Emenda Constitucional 33/09, a PEC do Diploma, poderá estar entre as matérias a serem apreciadas. Em carta aberta, o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo convocou o segmento à mobilização em defesa da proposta que restitui a obrigatoriedade de formação acadêmica em Jornalismo para o exercício da profissão. A FENAJ busca a ampliação de apoio parlamentar às PECs que tramitam na Câmara e Senado.


34º Congresso Nacional

          
Jornalistas reafirmam defesa do diploma e decisão de não sindicalizar não diplomados

A defesa do Jornalismo como essencial à democracia e dos jornalistas como categoria fundamental para garantir o direito da sociedade à informação marcou o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 18 a 22 de agosto em Porto Alegre. Destacaram-se entre as resoluções as lutas pela aprovação das PECs dos Jornalistas, pela democratização da comunicação, criação do Conselho Federal dos Jornalistas e por uma nova e democrática Lei de Imprensa, além da manutenção da decisão de não sindicalizar não diplomados. A nova diretoria da FENAJ, presidida por Celso Schröder, tomou posse no evento.



                                              Jornada especial

             
Entidades pedem posição do Ministério             Planejamento sobre jornada dos jornalistas


Em nota técnica emitida no dia 10 de agosto, a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento emitiu parecer reconhecendo o direito dos jornalistas no serviço público federal à jornada especial de 25 horas semanais. A medida atende às manifestações da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal sobre o tema.




                                Plebiscito pelo limite de terra


De 1º a 7 de setembro, em todo o Brasil, será realizado o Plebiscito pelo Limite da Propriedade de Terra, promovido pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) com apoio de diversas entidades e movimentos sociais. Esta é uma das iniciativas da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra. O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado recentemente em Porto Alegre, aprovou moção de apoio ao movimento. Veja, também, informações o 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação e sobre prêmios com inscrições abertas.

Além do plebiscito, a Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra promove um abaixo-assinado que está disponível aqui. objetivo incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite as propriedades rurais em 35 módulos fiscais. O módulo fiscal é uma referência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a definição de área mínima suficiente para manter uma família de trabalhadores rurais.

O Brasil apresenta um dos maiores índices de concentração fundiária do mundo, com 1,5% dos 5 milhões de imóveis rurais cadastrados concentrando 52% de toda a área, enquanto 98,50% do total de imóveis cadastrados detém somente 48% das propriedades. Se a emenda constitucional for aprovada, estima-se que mais de 200 milhões de hectares de terra poderão ser destinados para a democratização do acesso à terra e a soberania territorial e alimentar no país.



            Caxias do Sul sedia 33º Congresso da Intercom


 
De 2 a 6 de setembro, no Centro de Ciências da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul (RS) será realizado o 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, com o tema “Comunicação, Cultura e Juventude”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.