.
Uma das piores formas de exploração das crianças e adolescente se tornou comum nas rodovias brasileiras.
Em um flagrante, um caminhoneiro estava com duas jovens. As imagens foram gravadas em uma operação conjunta do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba. Uma garota é menor de idade, o caminhoneiro mente: “É tudo de maior aí. São todas maiores de idade. Elas ficam direto no posto”, diz o caminhoneiro.
Uma das meninas diz: “A outra é minha irmã. A outra vai fazer 18 agora. Só eu que sou de maior, já vou fazer 21”.
A prostituição destrói a infância de muitas meninas. Uma da meninas, de 15 anos, disse que começou a fazer programas há três anos: “Quando comecei a sair de casa, andar pelas ruas, eu ia, ainda virgem”.
Exploradas sexualmente, algumas adolescentes também são seduzidas pelas drogas. Em geral, o crack e a maconha. “Maconha misturada com crack”, conta uma jovem.
Uma adolescente de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, tem 13 anos. Desde os 12, ela faz programas por R$ 30. Tão nova, ela já é acusada de aliciar outras meninas para a prostituição e foi encaminhada pela Justiça para uma unidade de recuperação no Recife. “É difícil. Entra quem quer. Para sair, sei não”, afirma.
“Muitas delas acontecem quando elas são abusadas na própria família, ainda na infância. E aí elas passam a ter transtorno de comportamento e aí se torna mais difícil essa recuperação. Principalmente quando não tem família, quando a família não é presente ou quando a família contribui para que ela vá em busca de angariar dinheiro vendendo o seu próprio corpo”, aponta a conselheira tutelar de Salgueiro (PE) Maria Aparecida.
A rota da exploração sexual de crianças e adolescentes não respeita a divisa entre os estados de Pernambuco e da Paraíba. E, se antes, o mapa da prostituição infantil era formado principalmente pelas capitais e sustentado pelo turismo sexual, hoje, a nova rota inclui cidades pequenas do interior marcadas pela miséria e por graves problemas sociais.A rota da prostituição no Nordeste vai de Salgueiro (PE) para Pena Forte (CE). A conexão é intensa também entre Trindade (PE) e Marcolândia (PI). E de Garanhuns (PE) para Patos (PB).
CONOSCO: Essperamos que o Conselho Tutelar de garanhuns tenha uma posura um pouco mais efetiva para sanar um mal tão nocivo á sociedade.
texto retirado do blog do Ronaldo César
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.