quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SEMINÁRIO DE AIDS E DIREITOS HUMANOS




Discutir a prevenção da epidemia de DST/AIDS e trabalhar o enfrentamento da doença. É com essa proposta que a Prefeitura de Garanhuns, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, promove o 3º Seminário de AIDS e Direitos Humanos. O Evento será realizado no dia 17 de novembro, no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite.

As atividades terão início às 8 horas com o credenciamento, entrega de material para os participantes e apresentação cultural com o tema Lampião e Maria Bonita em Tempos de AIDS. A abertura será às 9h 30min com discussões sobre o tema do evento: “Viver a Prevenção: Contribuições dos Referenciais dos Direitos Humanos para o Campo das Práticas”.  A programação segue até as 17 horas, com mesas de debates composta por profissionais das áreas de Saúde e Direitos Humanos.

Duzentas e cinqüenta vagas serão disponibilizadas pela organização do Evento. As palestras são gratuitas e para participar é preciso doar um quilo de alimento não perecível, que será revertido às instituições que trabalham com AIDS e Direitos Humanos em Pernambuco, entre elas: Gestos PE, GTP + e o Instituto PAPAI. O público alvo do evento são profissionais e interessados nas áreas de Educação, Direitos Humanos, Justiça e Saúde, que receberão certificados de 10 horas/ aula e brindes.

“Nós queremos compartilhar informações e reflexões voltados ao enfrentamento e a prevenção de DST/AIDS, bem como manter um constante diálogo com os profissionais e o público interessado no tema”, reforça a coordenadora do Programa Municipal de DST/ AIDS, Rosângela Menezes.

A Secretaria Municipal de Saúde já promoveu dois Seminários voltados a DST/ AIDS. O primeiro, em 2008, propôs uma sensibilização da questão dos Direitos Humanos com ênfase a epidemia do HIV, e o segundo com o tema Viver com AIDS é Possível, com Preconceito Não, este, realizado em 2009.

= PROGRAMAÇÃO =

8h – Credenciamento e Entrega de Material

9h30min – Abertura - Tema “Viver a Prevenção: Contribuições dos Referenciais dos Direitos Humanos para o Campo das Práticas.
Palestrante: Rosângela Menezes – Psicóloga e Coordenadora do Programa Municipal de DST/ AIDS.

10h – Palestra - Epidemiologia do HIV
Palestrante: Dr. Francois Figueroa - Coordenador do Programa Estadual de DST/ AIDS de Pernambuco.

11h – Palestra - Enfrentamento ao Preconceito: Reflexos e Reflexões.
Palestrante: Drª Fátima Moreira - Assistente Social do Programa Municipal de DST/ AIDS de Olinda.

12h – Almoço

14h – Palestra – Integralidade na Assistência às pessoas vivendo com HIV/ AIDS. (A confirmar)
Palestrante: Scheyla Mota - Assistente Social e Coordenadora do Programa de DST/ AIDS de Caruaru.

15h – Palestra - Adolescentes e Jovens: Estratégias para a promoção de Direitos Humanos em Saúde.
Palestrante: Sirley Vieira - Sociólogo Membro do Instituto PAPAI

16h – Palestra - Epidemias concentradas: como reduzir vulnerabilidades sem promover estigmas
Palestrante: Glaudston Lima - Psicólogo da ONG Gestos PE.

Contatos: Rosângela Menezes – coordenadora do Programa Municipal de DST/ AIDS - (87) 9628-2868;
                    Centro de Testagem e Aconselhamento - (87) 3762-7045.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.