[Por: Jodeval Duarte]
1 - As últimas Portarias da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, no apagar das luzes de 2010 e somente hoje publicadas, mostram a grande distância que existe entre o Nordeste e Sul e Sudeste em matéria de projetos culturais.
2 - Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas inundaram essa Secretaria com projetos e receberam dela a prorrogação do prazo para captação de recursos agora em 2011.
3 - Para se ter uma ideia de como estamos dormindo num setor em que o Nordeste é tão rico, podemos encontrar muitos temas que poderiam estar sendo desenvolvidos aqui mesmo, como o Alice no Sertão das Maravilhas, um espetáculo teatral adaptado de Alice no País das Maravilhas, transpondo – diz o projeto – “um clássico da literatura inglesa para o universo folclórico do Sertão nordestino”.
4 - No primeiro momento a idéia é de que se trata de um produto de nossa região, mas a origem é carioca.
5 - No meio do arrasador predomínio de projetos culturais do Sudeste e Sul, aparece ainda a Oficina de Carnaval, com o projeto da ONG Divinas Axilas.
6 - Essa ONG pretende se firmar na comunidade Santa Marta, bairro de Botafogo, no Rio, com oficinas de costura e de adereços para jovens, esensibilizar crianças e adolescentes para a música.
7 - O apoio a essa ONG, que poderia ser gerada em qualquer das comunidades mais pobres do Grande Recife, passa dos R$ 600 mil.
8 - E para não dizer que estamos inteiramente de fora, lá está a Portaria da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultural tratando da captação de recursos para turnê da Orquestra Contemporânea de Olinda.
9 - Fica visto que está faltando em nossos produtores culturais a atenção para as possibilidades de captação de recursos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.