Dicas básicas indicam caminhos para a qualidade de vida
Modos de vida diários, atividades físicas e alimentação
equilibrada e saudável são receitas para o sucesso do bem-estar
Comer bem, fazer exercícios e espantar o estresse são fatores essenciais para uma vida saudável e, neste período de começo de um novo ano, nada melhor do que buscar as receitas para o bem-estar do ser humano. Preterir qualidade de vida pode parecer quase um chavão hoje, mas isso contribui para o equilíbrio necessário para a vida cotidiana. Por isso, trocar abusos por uma rotina mais saudável com noites mais tranqüilas e hobbies sadios são importantes para minimizar os efeitos do estresse do dia a dia, segundo especialistas. Para o preparador físico Nuno Cobra (famoso como o coach do falecido Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Abílio Diniz), “precisamos ficar atentos às reações do nosso corpo. Porque ele fala! Tudo depende de você. Ponha os pés na estrada, a cabeça no travesseiro bem cedo, a boca na comida certa e relaxe”.
Para os especialistas, o corpo necessita, geralmente, de oito horas diárias de sono para recuperar energias perdidas ao longo do dia, podendo variar para mais ou menos. Isto porque a falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse, causando mau humor e engordando o indivíduo. Mas, detalhe: a própria obesidade pode ser uma inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apneia (suspensão da respiração durante o sono). Assim como, é imprescindível ter lazer com momentos divertidos e de descanso, como passear com amigos, dançar, paquerar, dar risada, namorar e fazer sexo. Isso tudo liberamos mais serotonina, o hormônio do prazer, responsável pelo sorrisinho no rosto, que combate o estresse também.
Os exercícios físicos também são outro fator importante para essa busca pela qualidade de vida. A prática regular deles é uma espécie de elixir, que estimula os músculos e os demais órgãos, fazendo com que o indivíduo viva por mais tempo e com mais disposição. A prática constante ajuda a manter o metabolismo forte e ainda evita o acumulo maior da gordura e a atrofia dos músculos. Os exercícios físicos também ajudam a manter o ritmo respiratório e a elasticidade das veias artérias dos músculos cardíacos, reduzindo complicações cardíacas com o tempo. Mas, naturalmente, como tudo na vida, deve ser praticado com equilíbrio e cuidados para que não funcione como vilão da boa forma. Afinal, se não for seguido à risca as recomendações médicas e dos profissionais qualificados para isso, eles podem detona músculos e ossos se mal praticado.
Escolher alimentos saudáveis durante as refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue, o que dá mais disposição, humor e uma aparência mais bonita. Um prato de arroz com feijão, carne magra (peixe ou frango) e salada de folhas, verduras e legumes é uma grande fonte de nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídios). Beber bastante líquido garante pele mais hidratada e filtra impurezas do organismo. Ao evitar frituras e fast-food, você diminui o risco de acúmulo de gorduras em artérias e veias, impedindo risco de infarto e derrame.
Para desfrutarmos de boas condições de saúde é preciso manter acima de tudo hábitos alimentares adequados, ter autocontrole e evitar as tentações ricas em calorias. Tudo isso está relacionado a palavra de ordem da vida moderna para os especialistas: Equilíbrio. Uma dieta alimentar equilibrada com verduras, fritas, grãos e alimentos funcionais, por exemplo. Este é um novo conceito de nutrição segundo o qual os alimentos não servem apenas para matar a fome e fornecer energia ao organismo, mas precisam igualmente contribuir para melhorar a saúde das pessoas. “O consumo de alimentos funcionais reduz os riscos de desenvolver uma série de doenças, garantido vida longa e qualidade de vida”, diz a nutricionista Lussandra Gallindo, que trabalha para a Prolev, empresa pernambucana especializada neste segmento.
Os alimentos funcionais é uma nova tendência mundial do mercado, que começou nos anos 60 e envolvem alimentos enriquecidos de vitaminas, sais minerais, ácidos, entre outros elementos que proporcionam funções terapêuticas e medicamentosas. Eles integram alimentos com Ômega 3 para controlar a pressão arterial, fibras para o combate da prisão de ventre e do colesterol e o ferro para reduzir a anemia. No mundo todo, esse mercado movimenta cerca de 60 bilhões de dólares por ano, atualmente. “Os alimentos funcionais ajudam a melhorar o metabolismo e a prevenir doenças. Muitas vezes aliar um suplemento alimentar, rico em fibras e proteínas, na dieta diária vai fazer toda a diferença”, reforça Gallindo.
Naturalmente, uma série de fatores influencia o bem-estar e o metabolismo de uma pessoa: entre eles, volume de trabalho, a rotina diária, sexo, idade, composição corporal (quantidade de gordura e músculos) e nível de atividade física. Mas, na busca pelo segredo da qualidade, vale a pena repensar as opções atuais e avaliar o que é necessário para ter uma vida mais prazerosa, saudável e melhor.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
PRIMMA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.