sábado, 24 de setembro de 2011

POPULAÇÂO SE MOBILIZA EM APOIO Á FAMEG

Foto de Kleber Cysneiros _ Dr. Márcio Quirino, Dr. Célio, Ver. Marcelo Maçal, Dep. Izaias Régis, Dr. Eudson Catão, Dr. Fernando Couto.
Tendo o auditório da CDL como ponto básico, representantes de vários segmentos sociais se uniram para ouvir uma explanação sobre a FAMEG e os problemas que ela vem atravessando e conferiram os documentos comprobatórios da sua regularidade  através das apresentações dos diretores Dr. Márcio Quirino e Dr. Célio. Foi-nos apresentada a estrutura satisfatória da FAMEG para iniciar suas atividades, condição esta somente discordante do CREMEPE que nunca esteve em Garanhuns para analisar o curso de medicina do ITPAC. Segundo Dr. Célio, diretor executivo da instituição, o que há de melhor nas demais unidades de ensino foi disponibilizado em nossa unidade acadêmica, além de termos apresentado a nota 4, acima da média exigida.
Durante as moções, ações necessárias foram apresentadas para que fosse possível uma sensibilização aos órgãos competentes  e a união da cidade em torno do grande empreendimento para a nossa região, a FAMEG.
Entre as falas das autoridades que constituíram a mesa de trabalhos, o deputado Izaías --Régis comentou sobre as dificuldades encontradas no MEC, viagens a Brasília para e a disposição do senador Armando Monteiro em colaborar com essa batalha. Afirmou que se a presidenta Dilma chegou a Obama, nós podemos, se preciso for, chegar até presidente Dilma e sugeriu que  pode ser  marcada uma audiência para representantes de Garanhuns irem falar com a presidente em Brasília.
O presidente da CODEAM Eudson Catão, além de se colocar à disposição, relatou o apoio do órgão que agrega mais de 40 municípios da região e que todos, a seu pedido, irão apoiar a causa FAMEG.
Dora, Vereadora na cidade de Lagedo, e mãe de aluna FAMEG, ressaltou a luta do Dep. Izaías Régis, as dificuldades encontradas e a falta de vergonha de muitos que aqui só aparecem e esquecem de defender um movimento como esse que em muito beneficiará a região e da inércia do próprio governador que ainda não se pronunciou. Acusou ainda, que o que muitos esperam é proponina...(em particular, ousou apontar até as sifras....)
O Presidente da CDL, Fernando do Couto, adicionou às propostas a contribuição e apoio à causa que vê como um avanço fundamental para a cidade em seu crescimentos financeiro, habitacional e comercial. Aclamou a sociedade a se manifestar sobre a FAMEG, mostrando a força das nossas instituições
O Ver.Marcelo Marçal afirmou que a Câmara de Vereadores estará elaborando um documento, assinado por todos os vereadores e enviado que será o mesmo enviado a todos os deputados, senadores e ao governador Eduardo Campos.
Kelly, aluna da FAMEG falou da qualificação que é possível ser adquirida pela entidade e o pouco tempo que aqui ficou, através de seu trabalho de extensão, como foi de um acréscimo sem igual para a saúde da região.
Profº Pedro Falcão integrou-se, juntamente com a presidência da UPE nesta luta colocando a experiência, apoio e o desejo de ver mais uma faculdade de Medicina em Garanhuns como pontos principais de sua adesão.
Entre os representantes que lotaram o CDL, Kleber Cysneiros representou a “Comunidade Amigos de Garanhuns no Facebook” e parabenizou as instalações encontradas na referida faculdade e o desejo da comunidade de vir agregar reforço nessa luta que é de todos;
Dr. Marco Régis, pai de aluno, falou da importância da reabertura dos cursos, do apoio que traz e da certeza de que juntos iremos fortalecer e pressionar a decisão do MEC e lamentou, profundamente a não representação dos Colégios da cidade neste momento;
Profº Carlos deixou a proposta de ser realizada uma grande mobilização pró-FAMEG que ira ter repercussão nacional;
Ronaldo César chamou a atenção dos blogueiros, jornalistas e similares que apenas copiam as noticias dos grandes jornais e sites nacionais, sem tentar, pelo menos, trazer sua opinião acerca dessa movimentação deixando transparecer que são do contra a instalação da faculdade FAMEG em Garanhuns e sugeriu, como os demais, que os segmentos se mobilizassem, individualmente, para redigir um documento e enviasse às autoridades como deputados, senadores, governador, etc, pedindo pela FAMEG. Assim, com o volume de documentos que lhes chegassem seria mais fácil provocar a sensibilidade de cada um e o desejo de apoiar essa causa que não é só de Garanhuns e sim de estudantes de todos os Estados da Federação do País.

O quadro apresentado é  de cunho político-administrativa  dentro da estrutura  MEC, que não apresenta o edital Nº 1, publicada no Diário Oficial de 09 de agosto, do próprio Ministério da Educação que dá passagem ao curso, e com esse ato está dificultando a migração da instituição de Garanhuns ao regime federal de ensino superior, o que possibilitaria o funcionamento pleno da FAMEG.
Assim sendo, manifestamos o nosso apoio à causa FAMEG e convocamos todas as representações de classe, para integrarmos o Manifesto de Repudio à ação leviana do MEC de impedir que uma região cresça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.