segunda-feira, 19 de março de 2012

XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS



 
No período de 21 a 23 de março acontecerá no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, o XIV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. O tema deste ano é “Entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersetoriais”.

O evento deve reunir aproximadamente 2,5 mil pessoas entre prefeitos, secretários municipais e estaduais e representantes da sociedade civil. O objetivo do encontro é fortalecer a formação e articulação política dos gestores municipais de assistência social. 
A programação começa na quarta-feira, às 11h, com a apresentação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sobre o balanço do Plano Brasil Sem Miséria. À tarde, a consolidação do pacto federativo entre União, estados e municípios para a efetivação do Suas é o tema do primeiro painel.
A ministra Tereza Campello participa da solenidade de abertura às 19h de quarta-feira. Na quinta-feira (22), haverá uma mesa-redonda sobre o fortalecimento do Suas e o Plano Brasil Sem Miséria. 
Durante os intervalos o Ministério de Desenvolvimento Social oferecerá diversas oficinas sobre gestão do trabalho do Suas, vigilância social, ferramentas informacionais, orçamento público, gestão dos fundos de assistência social, regulamentação da Lei Orgânica de Assistência Social, vinculação de entidades sócio assistenciais, enfrentamento ao trabalho infantil e operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. 
Na sexta-feira, último dia do encontro, será eleita a nova diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e escolhida a sede do próximo evento.
O XIV Encontro Nacional é promovido pelo Congemas e pelo Coegemas do Ceará, com apoio do MDS, da prefeitura de Fortaleza, do governo do estado, Banco do Nordeste e da Fundação Itaú Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.