quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CANTOR GARANHUENSE ENCANTA ROBERTO MENESCAL




Pois é! A grande constelação garanhuense brilha cada dia mais. Desta vez é o querido Eberson Ávila, ou PERI, como é conhecido pelos camaradas garanhuenses, que tem a oportunidade de mostrar seus incrível trabalho ao maior critico musical de todos os tempos. 
Padrinho de Andréa Amorim, Roberto é a expressão maior do fino da bossa

nasceu em  Vitória25 de outubro de 1937 é um músico brasileiro. Foi um dos fundadores do movimento bossa nova.
Participava das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana, onde o movimento começou. Menescal é um dos mais importantes compositores, ao lado de Tom JobimCarlos LyraVinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O barquinho,VocêNós e o marAh se eu pudesseRio, entre outras. Ronaldo Bôscoli é um dos parceiros mais constantes.
As canções quase sempre apresentam o mar como temática.
Como músico, acompanhou em apresentações e gravações, Nara Leão, Wanda SáSylvia TellesLúcio AlvesMaysaAracy de AlmeidaDorival CaymmiElis Regina, entre outros, sendo dele o arranjo para a canção "bala com bala" de João Bosco e Aldir Blanc, interpretado por Elis em 1972.A cantora Zizi Possi deve a Menescal a oportunidade de gravar o primeiro disco da carreira, em 1978.
Tocou ao lados dos músicos Luiz EçaLuiz Carlos VinhasBebeto CastilhoHélcio MilitoEumir DeodatoUgo MarottaSergio BarrozoOscar Castro Neves, João Palma, Edison Machado, Wilson das Neves, Antônio Adolfo, Hermes Contesini, José Roberto BertramiJoão Donato e tantos outros.
Além de músico, é produtor musical, tendo iniciado esse trabalho em 1964, com o LP Vagamente, disco de estréia da cantora Wanda Sá. Tempos depois, passou a produzir discos para a gravadora Polygram (atualmente Universal Music), onde também foi diretor artístico entre 1970 e 1986.
Compôs a trilha sonora dos filmes Joana Francesa e Bye Bye Brasil, ambos de Cacá Diegues, e em parceria com Chico Buarque.
Atualmente, além de tocar violão e guitarra, dirige um selo musical e gerencia novos grupos e projetos musicais, como o Bossacucanova. O último trabalho foi produzir um documentáriosobre bossa nova, intitulado Coisa mais linda, em 2005, com o velho amigo Carlos Lyra.
Produziu discos de artistas como Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Maysa, MPB-4Maria BethâniaLeila PinheiroCauby PeixotoOs CariocasLeny AndradeDanilo Caymmi, Wanda Sá, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.