segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESTUDANTES PERNAMBUCANOS FINALIZAM CARROS PARA A COMPETIÇÂO BAJA BRASIL



Do G1 PE

Estudantes pernambucanos estão finalizando a construção de um carro para participar, em São Paulo, de uma competição nacional, chamada de Baja Brasil, que acontece entre os dias 14 e 17 de março. Uma vitrine para os jovens, já que a indústria automotiva fica de olho nos participantes. Entre as provas, uma corrida de quatro horas que testa a qualidade do veículo.
Quando não estão na sala de aula, dão duro no galpão. São 22 alunos, a maioria é engenharia mecânica. Eles trabalham para produzir dois carros - da concepção até a montagem. “Simula tudo no computador para garantir que quando a gente for montar o veículo, quando for construir, tudo funcione direitinho”, disse o estudante Fernando Amaral.
Eles formam as equipes Mangue Baja 1 e 2, que, há 14 anos, participam de competições onde estudantes de universidades do mundo todo mostram o que sabem para um júri de especialistas. As equipes da UFPE estão cheias de troféus porque têm tido ótimos resultados nas etapas regional e nacional. Já faz dois anos que ficam entre as primeiras da nacional, ganhando o direito de participar da competição anual do Projeto Baja nos Estados Unidos.
“Eles têm consciência de que essa participação deles está sendo muito importante na formação. E os resultados dos alunos que já passaram pelo projeto, resultados profissionais, têm demonstrado claramente essa consistência de aprendizado”, comentou o professor Laurêncio Accioly, um dos coordenadores do Projeto Mini Baja.
Os dois carros que vão competir este ano já estão quase prontos, em fase de acabamento. Alson Matoso é capitão de uma das equipes da UFPE que vão exibir os carros e defender os projetos na etapa nacional, agora em março, em Piracicaba, São Paulo. Eles vão passar por vários testes, depois de um rigorosíssimo de segurança.
“Tem a prova de aceleração e velocidade, prova de tração, e tem o enduro que é o grande dia com quatro horas de duração, onde boa parte dos carros ficava quebrando e é o auge da competição”, esclareceu Matoso. Dia 4 de março os estudantes vão apresentar dois carros prontinhos ao público.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.