Cerca de 50 sanfoneiros e grupos de forró pé-de-serra do Agreste de Pernambuco se
reuniram, nesta segunda-feira (25), no Centro Cultural Alfredo Leite
Cavalcanti para prestar homenagem e mandar muita força ao cantor Dominguinhos,
natural do município.
Após um magnífico café da manhã regional músicos e público se uniram para tocar e cantar os grandes sucessos deste mestre embaixo da faixa confeccionada pela Avesso que trazia a seguinte mensagem:
“Força, Mestre Dominguinhos”,
Muitas orações e pedidos foram dirigidos a Deus para que restaurasse a saúde de nosso representante maior, Dominguinhos.
O mestre esteve internado na cidade do Recife e depois transferido para o Hospital
Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma infecção respiratória e
arritmia cardíaca. O artista tem diabetes e câncer de
pulmão. Segundo o G1 noticias, "A unidade de saúde informou, na tarde desta segunda (25), que
"do ponto de vista neurológico, ele apresenta estado minimamente
consciente, demonstrando discretos sinais de recuperação. Não há
previsão de alta."
O músico Basto Peroba, amigo de infância de Dominguinhos,
foi um dos que participou da homenagem. “Se Deus quiser ele vai ficar
bom para acabar de ensinar nós a tocar sanfona”, disse. Também músico,
Mourinha do Forró pediu orações para Dominguinhos. “É uma alegria fazer
essa homenagem a ele. Peço a todos, ao Brasil e ao Nordeste que orem
para ele continuar essa trajetória no forró pé-de-serra”, afirmou."
Para Cirlene Leite, diretora de cultura,, o encontro serviu de alirce para novos eventos que deverão acontecer de hoje em diante a exemplo da caminha "Força Dominguinhos" que será realizada pelo grupo "Caminhantes do Parque " e missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Fernado Guimarães. "Este evento se mostrou como uma grande forma de integração entre músicos e patrocinadores a exemplo de Djair que trouxe o som, Empório responsável pelo café da manhã e prefeituras que deram transportes aos representantes de cidades vizinhas como Bom Conselho e Brejão."
Grupos de jovens já haviam destacado uma grande referência para o mestre na noite do sábado 23 durante um Lual ocorrido no Spaço Cultural Luís Jardim que contou com um expressivo numero de pessoas além de uma exposição de Vinil.
Uma atração a parte foi a vice-prefeita de Garanhuns, Rosa Quidute, que deu um grandioso show tocando triângulo majestosamente.
"Força, Mestre! Nós todos estamos torcendo por você!
História
Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga por volta dos oito anos de idade quando cantava os sucessos do rei do Baião nas feiras livres da linda cidade pernambucana, Garanhuns, uma jóia entre sete colinas, no agreste pernambucano. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país.
Textoparcial do G1
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-2edicao/t/edicoes/v/sanfoneiros-do-agreste-de-pe-fazem-homenagem-ao-musico-dominguinhos/2479903/



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.