terça-feira, 2 de julho de 2013

BODAS DE OURO SILENCIOSA.

Ele foi o grande mestre do Teatro em Garanhuns.Anos e anos de dedicação, amor e respeito às artes. Sua voz ecoava nas ruas, escolas, praças e faculdade. Seus trabalhos artesanais eram destaque em toda e qualquer festa alusiva as Artes Cênicas...Quando perdia a cabeça não gaguejava...Começou ontem...Mas lá vão 50 anos.

Exatamente quando a cidade de Garanhuns se prepara para receber o seu maior evento cultural sentimos falta de uma homenagem para o teatrólogo e cenógrafo  Marcos Antônio de Freitas, ou simplesmente "Marcogago", pernambucano de Garanhuns que está radicado em Monteiro desde 1998, quando iniciou um trabalho cultural através de oficinas e espetáculos. Foi Chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura de Monteiro e responsável pela decoração do São João de Monteiro. Diretor de teatro premiadíssimo, ganhou prêmios e destaque em várias mostras de teatro no Nordeste, inclusive na Mostra Estadual de Teatro e Dança, realizada no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa. 
Aqui em Garanhuns, passando pelo Centro Cultural, UPE e SESC, Marcos deixou uma gama de estrelas como Gerson Lima, Leo, Marquinhos Lima, Selma Mello, Ana Paula, Míriam Carvalho, Lílian Ferreira, Julierme Galindo, Fitipaldi, Luís Carlos, Janduy, Ana Paula Ferreira entre outros tantos destaques da sociedade garanhuense.
 Esperávamos que neste momento onde a cultura é respirada generosamente o nome desse guerreiro, que hoje se encontra passando por um terrível problema de saúde , fosse relembrado na cidade aonde nasceu e  mudou toda a história do teatro levando às ruas para que todos tivessem oportunidade de conhecer e aprender a amar. 
Que em reconhecimento ao grande mérito que teve o mestre, homenagens lhes fossem celebradas...
Para nós que acompanhamos sua trajetória fica o desejo de que os sonhos do grande mestre se tornem realidade, sua saúde seja restaurada e os garanhuenses lembrem que de sua constelação uma estrela brilha e que merece ser relembrada, homenageada e imortalizada... 

.
TEATRO INVADE AS RUAS - Desfile do SESC - Teatro em Sete de Setembro de 1981.
Selma Mello representando a liberdade do teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.