Neste ultimo sábado (10), Garanhuns promoveu a sua 2ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns- AESGA. Mais de 100 representantes dos diversos segmentos culturais se uniram para debater uma política cultural para o município.
A conferência teve como mote “Uma Política de Estado para a cultura: desafios do sistema Municipal de Cultura”. O evento será divido por grupos em eixo temáticos como: “Implementação do Sistema Cultural”; “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura e Desenvolvimento”. Palestrantes convidados foram os João Roberto Peixe, Paulo Ribem Santiago, Reinaldo Freire e Luciano Gonçalo.
Desse encontro saíram 5 delegados municipais para a Conferência Estadual, que deve acontecer até setembro, em Recife, e, conseqüentemente, de lá ser eleitos novos representantes estaduais, que seguirão para 3ª Conferência de Cultura Nacional, em Brasília, entre os dias 26 a 29 de novembro.
“A ideia foi propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura”.
As secretarias de Cultura, Educação, Direitos Humanos e Assistência Social estavam representada pelos gestores além de diretores e coordenadores. O chefe do executivo, como já está se caracterizando o seu governo, não esteve presente e a Câmara foi representada pela ilustre Luzia.
Poucos artistas, em ato de protesto, estiveram no local e perderam a grande chance de brigar pelo crescimento da cultura na cidade de Garanhuns que se mostra cada vez mais aberta à cultura, educação e crescimento da produção artística local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.