quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A FORÇA DA MÍDIA E DA PRESSÃO POPULAR PELA FAMEG


Numa entrevista há dias na Rádio Jornal Garanhuns, o senador Humberto Costa, se mostrou pessimista com relação à reabertura da FAMEG. Deixou desanimados até os mais otimistas com a luta pela Faculdade de Medicina, como o pastor Calvino. Ontem, porém, na Rádio Folha, no Recife, a conversa foi outra. Disse que vai lutar até o fim pelo curso e culpou o Governo do Estado pelo fechamento da Faculdade. Segundo ele, fizeram a coisa errada, pois só o MEC pode autorizar o funcionamento de cursos de medicina no país.

A verdade é que a pressão da imprensa local, o esforço de alguns políticos e a vontade expressa da sociedade de Garanhuns de ter a sua Faculdade de Medicina de volta está fazendo com que alguns representantes do povo revejam suas posições. Sou capaz de fazer uma aposta: se fizerem uma grande manifestação de rua, com ampla cobertura da mídia local e regional, fica todo mundo a favor e a FAMEG reabre ligeirinho.


MEC SINALIZA PARA REABERTURA DA FAMEG

O Ministério da Educação autorizou o funcionamento dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem na FAMEG de Garanhuns, entidade mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, ITPAC. Segundo o prefeito Izaías Régis (PTB), que está em Garanhuns lutando pelos interesses da cidade, este foi o primeiro passo para reabrir a Faculdade de Medicina do Município.

O Ministério da Educação aceitou reabrir o processo de autorização do Curso de Medicina, por meio da migração do Conselho Estadual de Educação para o Conselho Federal de Educação. “Foi uma grande vitória e nós estamos muito felizes”, comemorou Izaías Régis ao sair de uma reunião no MEC com diretores que tratam diretamente de questões relacionadas à regularização de instituições de ensino superior.

Segundo o jornalista Magno Martins, que foi o primeiro a noticiar os fatos relacionados com a FAMEG, nesta quarta-feira, o encontro foi acompanhado de perto pelo senador Humberto Costa (PT), que recebeu um telefonema do ministro Aloízio Mercadante (PT) ratificando todo entendimento acertado pelo prefeito na reunião realizada em Brasília.

Magno Martins abraçou a causa da Faculdade de Medicina de Garanhuns quando esteve na cidade, para fazer uma palestra sobre a Revolução Digital, com apoio deste blog. O jornalista acredita, agora, que a reabertura da FAMEG em breve “se tornará fato consumado”. 

Nos últimos dias, a luta pela Faculdade de Medicina se intensificou, inclusive com participação de alguns blogueiros da cidade, caso de Calvino Brasil e Ronaldo César.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.