quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CDL GARANHUNS LUTA CONTRA IMPOSTO QUE PENALIZA PEQUENOS E MÉDIOS EMPRESÁRIOS


O presidente da Câmara dos Dirigente Lojistas de Garanhuns, Fernando Couto, passou o dia hoje em Brasília. Esteve com empresários e políticos de Santa Catarina, conversou com dirigentes da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e com o deputado federal pernambucano Pedro Eugênio. Toda essa movimentação foi feita com um objetivo: fazer com que os governos estaduais acabem ou modifiquem a Substituição Tributária, uma forma de imposto que está penalizando demais pequenos e médios comerciantes.

Da forma que funciona hoje, este imposto cobra antecipadamente um alto percentual de qualquer mercadoria comprada fora. Um comerciante de Garanhuns, por exemplo, que adquirir R$ 20 mil de determinados produtos estará pagando ao Estado antes mesmo de qualquer item chegar ao seu estabelecimento. Quando a carga entra em Pernambuco o tributo é pago na fronteira, mesmo que o empresário passe cinco meses para vender tudo.

Logicamente o pequeno e o médio sofrem muito com isso, porque não tem capital de giro, como o grande. Fernando Couto constatou que a reclamação se dá em todas as unidades da Federação por isso se pensa numa campanha nacional contra a Substituição Tributária. O deputado Pedro Eugênio tenta criar uma Leia modificando essa situação.

A luta é mais do que justa. Se o imposto enfraquece o empresário ele tem de reduzir o número de empregados. A mercadoria também pode encarecer, com prejuízos para o consumidor. Na verdade todo mundo sai perdendo, menos o Governo.

Os governos em geral são bons para cobrar imposto. Deviam ser eficientes também na prestação de serviço à população, que no final das contas paga tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.