quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ALUNOS DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA PROF° LETÁCIO BRITO IRÃO CONHECER A SERRA DA BARRIGA




 Visando uma maior aprendizagem em Atividade Extra-Classe, os professores Selma Mello(PPS) e Joseailton, Mestre - Cimarrow,(Capoeira) estarão, na próxima semana visitando a Serra da Barriga com 80 alunos integrados ao Projeto Mais Educação da Escola Municipal Prof° Letácio Brito Pessoa. "A finalidade do passeio é transmitir ao nossos alunos a importância de lutar, de preservar, de valorizar e de conservar a nossa história bem como a natureza", Acrescenta a professora de PPS que tem mostrado maneiras novas de trabalhar assuntos pertinentes à saúde física, mental e ambiental através de diálogos, filmes, palestras e passeios educativos. " A capoeira é um meio de comunicação, de respeito e de educação social e por isso decidimos que esse passeio só virá acrescentar a aprendizagem dessas duas disciplinas" diz Cimarrow

Durante o ano letivo a professora Selma Mello, juntamente a equipe de direção e coordenação do Projeto, proporcionou às crianças a chance de conhecer várias situações  levando alunos à APAE, Creche, ao Abrigo São Vicente de Paulo, Nascentes, sementeira, Pontos Turísticos e piscinas aonde foram trabalhados a dignidade, a esperança, o respeito  ao mesmo tempo que  educa o corpo e a respiração além de trabalhar integração e convívio social e uma caminhada de conscientização de que lixo reaproveitável deve ser separado e doado.

Da Serra

A Serra da Barriga dista cerca de seis km do município de União dos Palmares, situado, por sua vez, a 80 quilômetros de Maceió, a capital do estado de Alagoas. Faz parte do Planalto Meridional da Borborema, unidade geomorfológica que compreende terrenos cristalinos submetidos à ação de clima quente e úmido, ocupando uma área verde de aproximadamente 27,97 km quadrados.
HISTÓRIA – Foi para as matas fechadas de Serra da Barriga, que alcança até 500 metros de altitude, que milhares de escravos negros rebelados fugiram durante o período de dominação holandesa, lá fundando a República Livre de Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.
Tendo sobrevivido por quase um século, o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695. Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.