quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CORPO DE DOMINGUINHOS SEGUE EM COMBOIO PARA A CIDADE DE GARANHUNS




Os restos mortais do cantor, músico e compositor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, foram removidos na manhã desta quinta-feira (26) do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife e estão sendo levados para sua cidade natal, Garanhuns, onde haverá novo sepultamento. O trajeto está sendo escoltado por batedores da Polícia Rodoviária Federal e seguido em comboio por parentes e amigos do músico.

O procedimento foi acompanhado por técnicos da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), pela filha de Dominguinhos, Liv Moraes, a ex-mulher, Guadalupe Mendonça, e alguns amigos da família. "Mauro [Moraes, filho de Dominguinhos] optou por não vir ao cemitério, ele seguiu  para Garanhuns com outros parentes e amigos direto do restaurante Arriégua, em um comboio. Foi uma opção dele, até porque o caixão não vai ser aberto. Ele vai prestar a homenagem lá", explica o advogado Antiógenes Viana.

O diretor da Apevisa, Jaime Brito, explica que o acompanhamento faz parte da garantia de segurança, já que o corpo passa por processo de decomposição. "Os responsáveis pelo cemitério encaminharam um plano para nós, que foi aprovado e encaminhado à Justiça. A decisão previa, devido ao transporte e leis sanitárias estaduais, há necessidade de acompanhamento", esclarece Brito.

O gerente regional do Grupo Morada da Paz, Guilherme Lithg, aponta que como o enterro ocorreu há pouco tempo, não foi necessário trocar a urna funerária. "O que fizemos foi colocar uma manta, que isola o caixão e evita que líquidos e gases possam escapar. O procedimento é todo feito por uma equipe que está acostumada com isso, utilizando máscaras", detalha. O corpo foi envolto nas bandeiras de Pernambuco e Garanhuns.

No município, foi construído um mausoléu, com a imagem de Dominguinhos, e um trecho da canção ‘De volta para o Aconchego’, feita em parceria com Nando Cordel.

Filha de Dominguinhos, a cantora Liv Moraes afirmou que não houve desentendimento sobre o enterro. "Muitas pessoas tentaram falar com a gente, quem conseguiu primeiro foi o Morada da Paz. Foi bom esse tempo, porque Garanhuns não tinha ainda estrutura para receber e pode se preparar. Agora, meu pai recebe essa belíssima homenagem e volta realmente para casa", aponta a também cantora, que fez questão de ressaltar a saudade do pai. "Sempre vou homenageá-lo", garantiu.

ENTENDA - Dominguinhos faleceu aos 72 anos, no dia 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava havia seis anos contra um câncer. Dois dias após o falecimento, ele foi sepultado em Paulista. O local do enterro tornou-se alvo de disputa judicial envolvendo Liv e Mauro Moraes, filhos do cantor.

A sentença que autorizou a transferência do corpo de Dominguinhos saiu no último dia 29 de agosto. A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco atendeu a um pedido do filho do cantor, que insistia que o desejo do pai era ser enterrado na cidade onde começou a carreira.

A decisão de ser enterrado em Paulista foi tomada por Guadalupe Mendonça, ex-mulher de Dominguinhos, e Liv Moraes, filha dela com o sanfoneiro. Já Mauro defendia que Dominguinhos deveria ser enterrado no Rio de Janeiro, junto com a família, mas mudou de ideia ao ouvir uma entrevista em uma rádio local, na qual o cantor manifestou a vontade de ser sepultado em Garanhuns.

No dia 10 de agosto, Guadalupe e Liv se reuniram com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, para discutir a transferência do corpo. Em entrevista ao G1, o prefeito disse que expôs o plano de fazer um monumento para homenagear o cantor e a ideia de fazer um plebiscito para mudar o nome da Praça Guadalajara - onde são realizados os grandes eventos município, como o Festival de Inverno de Garanhuns - para Praça Mestre Dominguinhos.

 (Katherine Coutinho Do G1 PE)


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO TRANSLADO: 
PROGRAMAÇÃO RECIFE:

6h - Bar e Restaurante Arriégua - Cidade Universitária/Recife
Café da manhã para os amigos de Dominguinhos que acompanharão o cortejo com destino a Garanhuns (2 ônibus);
6h30mim - Saída do carro da funerária do Morada da Paz/Paulista, com o corpo. O caixão estará coberto com as bandeiras de Garanhuns e de Pernambuco. Batedores abrirão o trânsito até o Arriégua e seguem até a saída do Recife;
7h30mim - Ônibus com os amigos, familiares, músicos, cantores, jornalistas, etc. seguem o carro com o corpo e deixam o Recife
8h30mim - BR 232 - (início do cortejo)

PROGRAMAÇÃO EM GARANHUNS:

10h30mim - Palco montado na rua Luiz Burgos, que é a rua do cemitério de São Miguel, inicia a programação para a concentração do público presente.

--- Orquestra Manoel Rabelo abre a programação com músicas de Dominguinhos;

--- Desfile da Escola Municipal de Educação Integral Miguel Arraes de Alencar - que homenageou Dominguinhos no 7 de Setembro;

--- Coral de crianças “Orquestrando Vidas” do CRAS Magano;

--- Apresentação dos Reisados de Garanhuns, em homenagem a Dominguinhos;

--- Leitura do Cordel de Gonzaga de Garanhuns com a história de Dominguinhos;

--- Apresentação da "Escola e Orquestra Sanfônica Dominguinhos", com o professor Eder e alunos;

--- Apresentação dos sanfoneiros de Garanhuns e região (mais de 50), executando a música "Onde o Nordeste Garoa”, "No meu Garanhuns” e "De volta pro meu aconchego", acompanhados por Zezinho de Garanhuns, Gena de Altinho, Gláucio Costa, Ronaldo Cesar e vários cantores/forrozeiros.

CHEGADA DO CORTEJO EM GARANHUNS (previsão 13h) 

--- Chegada em Garanhuns com a passagem pelo pórtico do município, seguindo em cortejo pelas principais ruas e avenidas;

--- Bênção do Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães;

--- Durante o sepultamento, se apresenta a Orquestra Sanfônica do Rio Grande do Norte, com 23 crianças de 8 a 16 anos tocando o Hino Nacional e a música "Sanfona Sentida";

TODOS DE VOLTA AO PALCO:

--- Canta Mourinha do Forró com a música-tributo "Saudade de Dominguinhos";

--- Fala do Prefeito Izaías Régis;

--- Canta Liv Moraes “De volta pro meu aconchego...” e “Só quero um xodó...”;

--- Canta Valdonys;

--- Canta Camarão e Salatiel;

--- Cezzinha e demais artistas se alternam no palco e prestam homenagens cantando, juntos, músicas de Dominguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.