Foi estabelecido, conforme publicação no Diário da União, que Garanhuns passa a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A partir de agora, o município passa a oficializar o comprometimento de implantar a estrutura cultural exigida pelo Ministério da Cultura (MinC). O objetivo da iniciativa, por meio de uma parceria do Governo Federal e Governo Municipal, é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país com a manutenção.
Para a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite, isso é o início de um novo momento para a cultura local. “A partir de agora temos que pensar na reconstrução do Conselho Municipal de Cultura, que passará a ter outra denominação, de acordo com a Política Nacional, que agora passará a ser o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura”, comenta.
Ainda segundo a titular da pasta, hoje, por determinação do ministério, o conselho é paritário. “O mesmo número de representantes do governo é a mesma quantidade da população. Isso garante transparência nas decisões e maior democratização. Além disso, outras ações deverão ser planejadas. Entre elas, o Plano de Cultura do município e a criação do Fundo Municipal, que financiará a cultura daqui”, detalha.
Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
Cloves Teodorico – (87) 9600.8965
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.