Dia Internacional da Não-Violência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse dia no ano de 1869, na Índia. Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não-violência, na sua luta pela independência da Índia.
Certa vez, o líder indiano comentou: “Posso até estar disposto a morrer por uma causa, mas nunca a matar por ela!”. Quando, em certos momentos, a violência começou a se manifestar entre os indianos, Gandhi praticou o jejum, por duas vezes, colocando em risco a sua própria vida, com o objetivo de sensibilizar seus seguidores a não fazer uso da violência.
O termo “não-violência” em sânscrito – “ahimsa” – tem o significado profundo de não dano, não prejuízo. Daí surge a idéia central desse conceito que nos inspira a sermos pacíficos, o que é bastante diferente de ser passivo. É agir de forma coerente e firme, norteados pelos nossos ideais, sem aceitar qualquer forma de violência.
Trabalhar pela Cultura da Não-Violência nas escolas é fundamental para que crianças e adolescentes possam aprender a valorizar princípios como o respeito, a tolerância, o diálogo e a solidariedade. A Cultura da Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano: no nosso jeito de nos comunicar com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e sentimentos como frustração e raiva, na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes.
Afinal, a escola não está isolada da sociedade e todas as questões relacionadas à violência valem para esse espaço também. A violência na escola não pode ser avaliada por alguns casos isolados de alunos e profissionais com problemas mais sérios de comportamento. Pesquisas sobre violência nas escolas têm mostrado que a maioria dos alunos e profissionais não são habitualmente violentos e tampouco convivem em um ambiente desestruturado ou violento. No entanto, muitas vezes acabam manifestando algumas atitudes violentas na escola. Pode-se apontar como possíveis causas alguns aspectos relacionados a fenômenos mais frequentes, como educadores não capacitados para lidar com o fenômeno, problemas de gestão e de liderança escolar, ação policialesca com os alunos, falta de propostas que estimulem o protagonismo juvenil, etc.
É preciso calma para buscar a paz e a justiça. Há que cuidar com o pânico gerado em situações extremas para que medidas tomadas não sejam imediatistas e pautadas no medo e na insegurança. Quando acuados, movidos pelo medo, podemos não atentar para aspectos cruciais.
A ONG Não-Violência acredita e investe em prevenção e, por isso, escolheu como seu local de atuação as escolas: instituições cujo foco é a educação e que reúnem no mesmo espaço, e voltados para os mesmos objetivos, crianças, adolescentes, seus pais e educadores.
A escola é também ambiente onde inúmeras relações humanas se constituem e, como em qualquer ambiente social, essas relações experienciam os mais diversos sentidos. E é um dos ambientes mais propícios para que se dê o aprendizado de valores que norteiam uma sociedade pacífica, como o respeito, a ética e a justiça. Mas como se constrói essa sociedade pacífica? Como se dá o aprendizado desses valores?
Buscando referências, exemplos, modelos. Essa é uma das principais formas de aprendermos a conviver em sociedade. As crianças e jovens estão sempre se espelhando nos adultos à sua volta. Os responsáveis pela educação por meio de ensinamentos e, principalmente, de atitudes são, para nós, pais, mães, educadores, policiais, políticos, autoridades, a quem devemos direcionar o nosso olhar. Estamos sendo referência de exemplos éticos a esses jovens? Primamos pelo diálogo, buscamos a justiça e trabalhamos em prol do bem comum ou valorizamos nossos próprios interesses, priorizando o prazer imediato e bem-estar individual? Estamos sendo pacíficos em nosso cotidiano, com aqueles com quem nos relacionamos, ou muitas vezes agimos de forma violenta por meio da omissão, humilhação, discriminação, palavras duras ou até mesmo a rejeição?
A experiência que tenho tido ao longo de 10 anos com as mais diversas escolas de Curitiba e região metropolitana, acompanhando as pesquisas produzidas no Brasil e no mundo na área da violência escolar, aponta para o caminho de que há muito que fazer na construção da paz por intermédio das escolas. Entendendo que a não-violência não exclui o conflito das relações humanas; que o conflito, enquanto divergência, é norteador de uma cultura heterônoma e faz parte de um ambiente pacífico; que a paz não é ausência de atitude, e sim exige ações efetivas e contundentes; que crianças, adolescentes, jovens e porque não também nós os adultos estamos ávidos por referências pacíficas que nos norteiem num processo educativo que nos indique como viver neste mundo tão desafiador, concluo que é urgente e necessário que cada um de nós se perceba agente na construção desta Cultura da Paz.
Façamos desta causa e ideal nossa referência para sermos em nossas pequenas ações pessoas mais pacíficas. Lembrando que ser pacífico não é ser passivo, é agir de forma coerente e firme, norteados pelos nossos ideais, sem aceitar qualquer forma de violência.
Fonte: Não Violência
Dia Interamericano da Água. Dia Interamericano da Água é comemorado no dia 2 de Outubro. A criação do foi promovida pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS e Caribbean Water and Wastewater Association (CWWA). Por ocasião do XXIII Congresso Interamericano da AIDIS celebrado em Cuba em novembro de 1992, as instituições presentes elaboraram uma Declaração de Havana e desde então o dia é celebrado, a cada ano, no primeiro sábado de outubro.
O Dia Interamericano da Água é uma "celebração da água" na região das Américas, cujo propósito principal é o de sensibilizar a população sobre a importância de conservar este valioso recurso natural. Alem disso:
- Chamar a atenção sobre o tema e os problemas relacionados com sua escassez e qualidade.
- Mobilizar a opinião pública sobre a importância da água, e as medidas indispensáveis para melhorar a conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos e da qualidade da água para consumo humano.
- Fomentar campanhas para evitar/reduzir a contaminação da água, especialmente no tema relacionado à vigilância e controle dos riscos de diversas doenças bacterianas e parasitarias transmitidas pela água.
- Mobilizar para que governos, organismos internacionais e não governamentais, setor privado e comunidades em geral participem de celebrações sobre o Dia Interamericano da Água trabalhando em conjunto para a melhoria da qualidade da água e acesso universal à para consumo humano além da garantir a qualidade na gestão dos serviços da região.
Fonte: Org. Pan-America da Saúde e Org.Mundial da Saúde
Comemorações nacionais e mundiais em 02 de outubro
Dia do Balão ao Redor do Mundo ou "Balloons Around the World Day"
Comemoração móvel, envolvendo artistas no preparo de balões [bexigas] e quem mais gosta delas, as crianças: 1ª quarta-feira de outubro.
Dia Mundial do Passeio ou "International Walk Day" - Comemoração móvel, envolvendo crianças de escolas do mundo inteiro: quarta-feira da 1ª semana de outubro.
Dia da Cultura Racional - Comemorado na cidade brasileira de Porto Velho-RO, conforme Lei Nº 1268 de 12 de setembro de 1996.
Dia de "Gandhi Jayanti" - Feriado nacional comemorado na Índia, para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi [Mohandas Karamchand Gandhi], ocorrido em 2 de outubro de 1869.
Dia do Notário - Comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 2.431 de 22 de dezembro de 1953, em apoio ao "Dia do Notário Latino" ou "Día del Notariado Latino", cuja celebração foi instituída para marcar a data da fundação da UINL [União Internacional do Notariado Latino ou "Unión Internacional del Notariado Latino"], que foi constituída em 2 de outubro de 1948, durante o "1º Congresso Internacional do Notariado Latino" ou "1º Congreso Internacional del Notariado Latino" na cidade argentina de Buenos Aires.
Dia do Quadro Complementar de Oficiais - Comemorado no Exército Brasileiro, para marcar a data da Lei Nº 7.831 de 2 de outubro de 1989, que então instituiu o QCO [Quadro Complementar de Oficiais] no Brasil.
Dia Estadual da Comunidade Filhos da Santa - Comemorado no Estado brasileiro de são Paulo, conforme Lei Nº 14.919 de 27 de dezembro de 2012, para homenagear um movimento musical espontâneo de baixo impacto sonoro, sem uso de equipamentos elétricos, que tem acontecido numa roda de samba sempre entre as 20:00 e 22:00 no Largo Santa Cecília da cidade brasileira de São Paulo-SP desde 2003, cujo intuito é apenas celebrar a alegria do samba cantado, muito embora a Prefeitura da capital paulista já tenha tentado mais de uma vez acabar com essa diversão dos amantes do samba cantado, em que pese O barulho dos carros no trânsito local ser muito mais insuportável.
Dia Estadual do Agente Comunitário de Endemias - Comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.416 de 18 de Março de 2010.
Dia Estadual do Notário - Comemoração do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 12.347 de 26 de outubro de 2005, em apoio ao "Dia do Notário Latino" ou "Día del Notariado Latino", cuja celebração foi instituída para marcar a data da fundação da UINL [União Internacional do Notariado Latino ou "Unión Internacional del Notariado Latino"], que foi constituída em 2 de outubro de 1948, durante o "1º Congresso Internacional do Notariado Latino" ou "1º Congreso Internacional del Notariado Latino" na cidade argentina de Buenos Aires.
Dia Internacional da Não-Violência ou "International Day of Non-Violence" - Comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] numa Resolução de 15 de Junho de 2007, para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi [Mohandas Karamchand Gandhi], que veio ao mundo em 2 de outubro de 1869.
Dia Internacional do Educador Social ou "international day of social educators" - Comemoração promovida pela AIEJI [Associação Internacional de Educadores Sociais ou "International Association of Social Educators"].
Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento - Comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 11.619 de 19 de dezembro de 2007, que está relacionada com o "Dia Internacional da Não-Violência" ou "International Day of Non-Violence".
Fonte: DiasDe
Destaque: Massacre no Carandiru
Em 02 de outubro de 1992, 111 presos foram mortos após uma briga generalizada no Pavilhão 9 da penitenciária do Carandiru em São Paulo. A polícia tentou conter e foi autorizada a invadir pelo coronel da reserva Ubiratan Guimarães. Ele comandou os policiais e foi condenado a 632 anos de prisão.
Publicado em Colunas
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